Biofertilizantes, uma alternativa para agricultura sustentável

Produção pode reduzir custos na propriedade

Biofertilizante, significa adubo vivo, que contém organismos vivos que ajudam no controle de doenças e minerais que irão nutrir as plantas.

Com esta temática os produtores rurais do município de Taperoá na Bahia, que participaram do Dia de Campo, realizado em 01 de Fevereiro na comunidade rural Paulista, enriqueceram seu conhecimentos e trocaram informações sobre a biocalda, que é conhecida também como biofertilizante.

Esta é uma prática que ao potencializar os ciclos internos à propriedade familiar contribui para a diminuição de dependência à insumos químicos e, por consequência, para a redução de custos de produção gerados na propriedade.

Os biofertilizantes podem ser feitos com qualquer tipo de matéria orgânica fresca (fonte de organismos fermentadores). Na maioria das vezes são utilizados estercos, mas também é possível usar somente restos vegetais.

Apesar das dificuldades de acesso os moradores da comunidade não mediram esforço para participarem da atividade que contou com 45 produtores, que em sua maioria eram beneficiários do Projeto. Alguns deles nunca tinham participado diretamente de um Dia de campo com, com direito a práticas de campo.