Manejo de Florestas Comerciais, teoria e prática no campo

Pesquisadores realizam Inventário Florestal em Unidade Demonstrativa

A propriedade da família Gnoatto em Itapejara D’oeste no Paraná,  recebeu no dia 14 de fevereiro de 2019, um grupo de pesquisa em silvicultura e sistemas integrados de produção, para realização de mais um Dia de Campo promovido pelo Projeto Rural Sustentável (PRS).

Os 15 participantes, entre agricultores e alunos dos cursos de engenharia florestal e agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Dois Vizinhos, reuniram-se para as palestras dos professores Almir Gnoatto e Eleandro Brun, na Unidade Demonstrativa da família. Os professores abordaram temas relacionados ao plantio e manejo de Florestas Comerciais, como alternativa de renda para a pequena propriedade rural.

O professor Almir, proprietário do sítio e também produtor rural, destacou que a implantação desta tecnologia apoiada pelo PRS pode se tornar uma espécie de “poupança verde” ao produtor, incrementando e diversificando a renda da propriedade, caso ele tenha condições de aguardar o crescimento da floresta e fazer o corte no período ideal.

Eleandro Brun, professor do curso de engenharia florestal, enriqueceu o dia de campo com dados e informações importantes para o bom desenvolvimento da floresta. Durante a atividade prática, apontou para questões técnicas como preparo e adubação do solo, escolha das mudas certas, período ideal e espaçamento do plantio, controle de pragas, raleamento e desbaste.

Levando o conteúdo para ações práticas os participantes analisaram a questão do raleamento das árvores e a importância desse procedimento para que a floresta cresça sem competição interna, garantindo o crescimento do maciço, sem perdas nutricionais e energética.

Como atividade de campo, os participantes escolheram uma parcela da floresta para realizar um pequeno inventário das condições florestais que, posteriormente dará embasamento para intervenções de raleio e desbaste a serem executadas pelo produtor rural.