Associativismo e cooperativismo no meio rural

A importância da integração no campo

O Sítio Pai e Filho, em Tucumã, no sudeste paraense, sediou o dia de campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), no dia 19 de janeiro e teve como tema “Associativismo e cooperativismo”.

O objetivo foi mostrar para os produtores e produtoras rurais, da Comunidade Nega Madalena, a importância da integração entre eles, principalmente na busca por apoio na produção rural e direitos no campo. O evento teve a participação de 20 pessoas.

A Comunidade Nega Madalena é um projeto de assentamento no estado, criado em 2011, em que residiam 39 famílias. No início os trabalhadores e trabalhadoras rurais se uniram e criaram a Cooperativa Agropecuária e Mineral Nega Madalena (Coopical). Desde então, a Coopical perdeu muitos de seus cooperados o que fez diminuir as atividades.

No entanto, produtores e produtoras ainda pretendem voltar as atividades e o dia de campo, realizado com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foi um momento para iniciar as deliberações de reestruturação da Cooperativa. Os participantes debateram sobre o passado, quando a Cooperativa foi criada e como pretendem identificar seus principais objetivos futuros  e possíveis novos cooperados.

No dia 16 de fevereiro, será realizado dia de campo com o tema “Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar”. A ideia é estimular a reflexão e o debate sobre a importância da integração entre os produtores e produtoras rurais e os novos caminhos para o desenvolvimento no campo.