ILPF é tema de dias de campo em Tucumã

Tecnologia apoiada pelo PRS tem benefícios ambientais, produtivos e econômicos na propriedade

 

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) foi tema de dois dias de campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizados nos Sítios “Manelim” e “Pai e Filho”, localizados em Tucumã no Pará.

Os eventos, promovidos nos dias 16 e 17 de janeiro, contaram com a participação de 58 produtores e produtoras rurais que foram apresentados aos benefícios da tecnologia de baixa emissão carbono, como menor impacto ambiental negativo e melhora na geração de renda.

Os dias de campo foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucumã e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA).

Nos encontros produtoras e produtores conheceram meios de como inserir o ILPF nas propriedades rurais bem como, os resultados que podem ser alcançados com a adoção da tecnologia que é apoiada pelo PRS.

O ILPF permite a integração entre a produção de animais, a lavoura e o manejo de essências florestais, seja comerciais ou nativas. A tecnologia contribui para a recuperação de áreas degradas, diversificação de culturas que aumenta a produtividade com o uso da terra durante todo o ano. Além disso, a prática possibilita o aumento da estabilidade de renda do produtor por reduzir custos tanto na atividade agrícola quanto na pecuária. O produtor pode obter lucros a curto prazo, com a lavoura, a médio, com a pecuária, e a longo prazo com a floresta.

O engenheiro agrônomo Flávio Lima Eloi, extensionista da Emater-PA, explicou os benefício do sistema ILPF.  “São três os benefícios básicos: o ambiental, o produtivo e o econômico. No ambiental temos a melhoria da biodiversidade, o sequestro e imobilização do carbono o que minimiza as emissões de gases de efeito estufa. No produtivo, o ILPF tem o objetivo de recuperar as áreas degradadas e assim, melhorar os pastos para alimentação bovina e melhorar o conforto animal. E o econômico veem em decorrência desses dois fatores, com diversidade renda”.

Os dias de campo, realizados desde 2017, no município tucumaense, ampliaram a visão de produtores, como Idalício José da Silva. Ele é beneficiário do Projeto com uma Unidade Multiplicadora e  produtor de leite que além de inserir essências florestais e frutíferas, queria melhorar o pasto.

“Eu conheci o sistema [ILPF] por meio dos dias de campo e ano passado [2018], começamos a trabalho na propriedade. Comecei a plantar açaí e jacarandá. Como trabalho com gado leiteiro, queria melhorar o pasto. E tanto que gostei da parte da reunião de hoje que falou sobre adubação do pasto. Eu já comecei esse trabalho, mas o que a gente aprendeu aqui já serve para trabalhar lá,” relata Idalício.

O produtor rural Tiago Pimenta de Oliveira, também beneficiário do PRS, como Unidade Multiplicadora, já teve experiências exitosas com o ILPF, na melhora da pastagem e na geração de renda. “Eu já tenho algumas práticas, como o sistema rotacionado, e a gente que aprimorar com as plantações de árvores. Há oito anos nós plantamos eucalipto e vimos que dá certo, que contribui para melhora do pasto e serve de sombra para o gado. Além disso, nos dá outra fonte de renda, a madeira. Nós diversificamos a renda na propriedade,” finaliza ele.