Projeto Rural Sustentável apresenta resultados e lança nova fase

Técnicas foram apresentadas em Capelinha/MG

 

Produtores do município de Capelinha localizado na região do Jequitinhonha em Minas Gerais, participaram de Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável, sobre práticas conservacionistas em gestão de águas e solo na propriedade rural. A atividade aconteceu no dia 4 de janeiro de 2019, na Fazenda Nova Esperança.

O tema e importante devido aos baixos índices pluviométricos da região. Foram abordadas as tecnologias de curvas de nível e construção de barraginhas (caixas secas) para contenção de água de chuva e conservação do solo.

Na palestra foi destacada também a importância da preservação e recuperação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) existentes na propriedade, por propiciarem boa infiltração da água.

O agente técnico Wesley Gomes dos Santos ressaltou que os produtores precisam cada vez mais aprender a fazer a gestão da água e do solo, fatores primordiais para a produção nas propriedades rurais.

Na visita técnica na propriedade, o produtor José João da Assunção Miranda e o agente técnico falaram sobre os ganhos de produtividade com a divisão dos pastos em piquetes e a rotação dos animais.

Os dados zootécnicos registrados demostraram que o manejo adequado do gado leiteiro aumentou a produtividade e a renda do produtor.

Após a visita os participantes aprenderam a realizar os cálculos para avaliar se um animal está dando ou não lucro com base em alguns parâmetros.