Pasto rotacionado: uma tecnologia de alta produtividade

Capelinha/MG sedia dia de campo do Projeto Rural Sustentável

 

A Fazenda Córrego Ribeirão dos Franciscos de propriedade de Edmar Domingues Moreira, é a Unidade Demonstrativa (UD) contemplada pelo projeto que mais recebeu mais eventos e com temáticas importantes para a região. Os produtores de gado leiteiro de Capelinha em Minas Gerais participaram de dois dias de campo sobre Pasto Rotacionado e Nutrição de Pastagens.

Os engenheiros agrônomos Wesley Gomes e Luís Azevedo abordaram os principais critérios para a implantação da tecnologia de piquetes rotacionados, destacando as informações mais relevantes para a definição do número de piquetes, tipo de capim e o número de animais por piquetes.

Sobre o pasto rotacionado foi destacado os fatores que implicam nos ganhos em produtividade no sistema irrigado, alertando para o manejo correto das pastagens, do gado e a importância de se ter assistência técnica especializada para elaboração do projeto e acompanhamento da produção. Os técnicos reforçaram que a execução do manejo produtivo deve ser realizado a partir da avaliação dos dados zootécnicos da propriedade.

Para o tema da nutrição de pastagens e correção do solo foi explicado qual a forma correta de se adubar o solo. A adubação deve ser feita após análise de laboratório e realizada por profissional qualificado evitando assim danos ao solo e perdas financeiras ao produtor.

Os produtores puderam ir a campo e realizar a coleta de uma amostra de solo para análise, onde foi esclarecida cada fase e procedimentos para se ter uma amostra correta.