3ª Oficina de Familiares reuniu produtores de três municípios do baixo sul da Bahia

Oportunidade para debates com os beneficiários do Projeto Rural Sustentável

 

O Projeto Rural Sustentável realizou mais uma Oficina com os Familiares dos produtores rurais beneficiários e familiares, no dia 05 de novembro, na Associação Recreativa do município de Camamu, localizado no Baixo Sul da Bahia.

A atividade reuniu 74 participantes dos municípios de Maraú, Igrapiúna e Camamu e promoveu a oportunidade dos participantes expressarem seus anseios e sonhos em relação ao sei trabalho no campo. Nos encontros, os produtores puderam perceber as diferenças e igualdades existentes na região e a diversidade da comunidade onde vivem.

A dinâmica do Café com Prosa proporcionou a possibilidade para os participantes falarem do passado e apresentando sua realidade no presente. Eles puderam conhecer a realidade dos outros produtores e discutir a importância da família para o desenvolvimento do campo. O protagonismo juvenil e a importância da mulher na manutenção da propriedade foi abordado pelos presentes.

“Eu mesmo nunca valorizei a mulher lá de casa e sempre achava que o que ela fazia era obrigação dela como lavar, cozinhar, limpar. Mas com o passar do tempo, através de várias palestras que participei, comecei a perceber que o que ela fazia era trabalho sim e muito trabalho, pois além de tudo ainda ia pra roça ajudar a raspar mandioca. Hoje vejo que minha esposa é minha parceira”, diz o seu Domingos dos Santos.

Já o Seu Alfredo da Silva acha que o trabalho com a família é muito importante. “Quando eu, a mulher e os meus dois filhos trabalhamos juntos, o resultado é mais rápido e rende muito mais. Plantamos, colhemos, vendemos e a nossa renda volta toda para dentro de casa. Assim conseguimos ter uma vida melhor.”