Capelinha encerra série de oficinas do Projeto Rural Sustentável em Minas

Foram 400 participantes nos 10 encontros em municípios dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce

 

A décima oficina para familiares dos produtores contemplados pelo Projeto Rural Sustentável, aconteceu no dia 22 de novembro de 2018, no Galpão Cultural em Capelinha/MG, cujo foco foi o protagonismo feminino e a juventude rural.

Os participantes deram continuidade ao trabalho desenvolvido no primeiro encontro, em que foram relatados os sonhos pessoais, da propriedade e da comunidade e posteriormente sintetizados pelos facilitadores.

Nesse módulo, foi estabelecido um planejamento onde cada grupo refletiu e propôs as ações necessárias para colocar em prática o que foi discutido e como seria possível alcançar os sonhos de cada um,em um prazo de 5 anos.

Foram destaques os temas relacionados à mulher, associativismo e cooperativismo, tecnologias sustentáveis no campo e o papel do jovem no meio rural. Os participante saíram com a responsabilidade de buscarem soluções e aplicarem em suas comunidades.

A jovem Vaíde Gomes Oliveira de 15 anos, aluna da Escola Família Agrícola de Setúbal e filha de um produtor contemplado pelo projeto, gostou muito da oficina. “Houve um bom entrosamento e muita participação das pessoas. Cada um pode trazer um pouco de sua história,” disse ela. Vaíde pretende levar todo o conhecimento adquirido para sua escola e sua comunidade.

Os facilitadores Edna Miranda, Fernanda Rodrigues e Daniel Mujalli fizeram um balanço positivo dos encontros. Edna percebeu a grande importância que o projeto tem para as famílias rurais, por considerar efetivamente o contexto e as necessidades do jovem, da mulher e do homem do campo. As metodologias utilizadas, segundo ela, promoveram ações diferenciadamente qualitativas e participativas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.

Já Fernanda destacou o envolvimento e a participação de todos. “Jovens, mulheres e os homens do campo deram aula de como ouvir a opinião do outro, de como se expressar e o mais bonito do processo, era a satisfação, o orgulho e alegria na hora da apresentação dos trabalhos em plenária”, destacou ela.

Daniel também ressaltou que a metodologia do Café com Prosa se mostrou uma metodologia muito versátil de acordo com o número de pessoas, características e o potencial da região. “Ficou evidente que existem muitas pessoas interessadas em desenvolver seus métodos de produção.”

Para eles a experiência foi muito gratificante e enriquecedora, uma jornada de trocas e aprendizados. O ambiente das oficinas sempre aconchegantes, foram preparados cuidadosamente por toda a equipe, o que proporcionou um convívio caloroso dos facilitadores com as famílias do campo e a equipe do IABS.

Com esta oficina, mais uma etapa do projeto foi concluída com sucesso agora com a capacitação dos familiares. Os beneficiários foram ouvidos e incentivados a planejar o futuro com a esperança de dias melhores no campo com sua família.

Com o término das oficinas foram organizados grupos em cada uma das microrregiões para o compartilhamento de contatos, criando uma rede de informações na região.
A expectativa é que cada participante seja um multiplicador das ideias, dos sonhos e das ações que foram escolhidas como prioridade.

Para saber mais informações, entre em contato pelos números: (31) 9 91923146 (Renato) ou (61) 9 99785223 (Maria Cecília)