O uso da pastagem para recuperação de áreas degradadas

Melhorias para a renda do produtor

 

O Projeto Rural Sustentável realizou no dia 5 de dezembro, Dia de Campo no Sítio Vale do Sol, município de Terra Nova do Norte, no estado do Mato Grosso. Com 28 participantes, o evento apresentou palestra sobre Recuperação de Área Degradada por meio de uso da pastagem (RAD-P).

O produtor e beneficiário do projeto Oli Onevio Zenni, explicou que a produção era baixa porque o capim que possuía na propriedade era de baixa qualidade o que dificultava a oferta de alimento aos animais. Com as áreas recuperadas e piqueteadas, ele conseguiu aumentar sua renda, pois as ofertas de alimento para os animais estão maiores.

O técnico Rodrigo Cezar Ribeiro, responsável pela Unidade Demonstrativa, mostrou aos participantes como foi realizada a recuperação nos 4 ha da propriedade. Segundo ele, o ponto principal para uma boa recuperação é a análise de solo identificando as causas da degradação.

Rodrigo explicou que após a realização da análise de solo, foram feitas as recomendações para aquisição dos insumos. Dessa forma, foi possível saber quais seriam as quantidades corretas de insumos, necessários para a recuperação dessas áreas. Os custos foram otimizados sem prejudicar o desenvolvimento das pastagens com subdosagem dos adubos ou desperdício de recursos com superdosagens.

Posteriormente a explicação do técnico, os participantes puderam fazer uma visita na área demonstrativa da propriedade e verificarem a qualidade da pastagem na área recuperada. O espaço foi dividido em pequenos piquetes para assegurar o descanso e a qualidade da pastagem por um longo período, resultando na melhoria da renda familiar.

Além da recuperação das áreas com uso da pastagem, o produtor também explicou que outro fator importante e que contribuiu para manter suas áreas produtivas foi o uso da silagem de capim para fornecer aos animais no período da seca.

Com esta, é possível reduzir a carga animal em sua área na época da seca, pois os animais têm alimento estocado evitando assim o superpastejo que pode ocasionar a morte das pastagens e levar a degradação de suas áreas.