Propriedade modelo é apresentada em Dia de Campo

Unidade Demonstrativa do PRS serve de referência a pequenos produtores do sudoeste do Paraná

 

O município de Realeza foi palco no dia 12 de dezembro de 2018, de um Dia de Campo que reuniu 35 produtores(as) em mais um evento técnico realizado pelo Projeto Rural Sustentável a fim de transmitir e compartilhar conteúdos voltados a gestão rural e às tecnologias de baixo carbono.

A Unidade Demonstrativa utilizada como referência pertence aos produtores Leonardo e Lurdes Lubke e a tecnologia aprovada pelo Projeto é o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), neste caso, uma área silvipastoril de Eucalipto com Braquiária.

A equipe local da EMATER tratou, como conteúdos chave, da importância do planejamento e da gestão adequada das áreas de produção agrícola como ferramentas de conservação do solo e sucesso no meio rural. Além disso, foram explicados detalhes técnicos sobre a implantação das linhas de Eucalipto.

O encontro serviu também para abordar outra temática ligado ao meio rural. O Sr. Lubke contou aos produtores presentes, que seu filho mais novo de 24 anos, Lucas, assumirá a partir de janeiro a gestão da propriedade. O jovem é engenheiro florestal e junto com o irmão mais velho convenceu o pai a implantar a tecnologia em 2014.

Cesar Paz, técnico da EMATER responsável pela Unidade e também pela organização do Dia de Campo, destacou a contribuição do Projeto para a questão da sucessão familiar no campo. “O Rural Sustentável vem tratando dessa realidade há bastante tempo. Por isso vale ressaltar a importância do Projeto que traz à tona essa reflexão aos produtores com o grau de importância que a questão merece”, afirmou ele.