Resultado das oficinas de familiares é apresentado para Comitê Técnico Estadual no estado gaúcho

Mais de 500 beneficiários do Projeto Rural Sustentável participaram das atividades

 

As oficinas voltadas para o protagonismo feminino e inclusão de jovens do meio rural reuniram cerca de 500 beneficiários do Projeto Rural Sustentável, em dez oficinas realizadas em cinco municípios do Rio Grande do Sul entre outubro e novembro deste ano. O resultado das atividades foi apresentado aos membros do Comitê Técnico Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, na quarta reunião ordinária para o ano de 2018, realizada na sede da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul – SFA/RS, em 7 de dezembro.

Ministradas pela pós doutoranda Alessandra Matte, pela mestranda Carmynie Xavier e pelo doutorando Anderson Sartorelli, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as atividades discutiram passado, presente e futuro dos produtores rurais traçando projetos para concretização dos desejos de futuro e escolhas conscientes.

As oficinas tiveram seu planejamento iniciado em maio de 2018, com treinamento da equipe de coordenadores locais e facilitadores em Brasília. No país foram quase 4 mil produtores reunidos ao longo de setenta oficina nos sete estados de abrangência do PRS.

No Rio Grande do Sul, 86% dos técnicos cadastrados são homens, com uma idade média de 37 anos. A área total de tecnologia apoiada implantada é de 195 hectares distribuídos entre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Recuperação de Área Degradada com Pastagem ou Recuperação de Área Degradada com Floresta, Plantios de Florestas Comerciais e Manejo Sustentável de Florestas Nativas.

Do total dos produtores atendido pelo PRS, 83%, tem renda bruta agrícola anual de até 360 mil reais, ensino fundamental completo e idade média de 49 anos. Apenas 22% são mulheres., 87% dos produtores já recebeu um recebe crédito rural e 74% não recebe aposentadoria. No estado, existe um alto índice de processo de regularização ambiental entre os beneficiários, com 94% das propriedades inscritas no cadastro ambiental rural (CAR).

A tecnologia mais utilizada no estado gaúcho é a ILPF, com 24 Unidades Demonstrativas (UDs), das 30 existentes no estado, utilizando a tecnologia. As UDs são propriedades com áreas que funcionam como sala de aula onde ocorrem os Dias de Campo (DCs) que permitem aos produtores vizinhos e da região conhecerem a viabilidade de implantação das tecnologias de baixo carbono. As 301 Unidades Multiplicadoras (UMs) existentes no estado estão adotando gradativamente as ações que impactam menos o meio ambiente.

Até 15 de novembro, foram realizados 112 dias de campo com 3.357 produtores capacitados. Deste total, 32 abordaram o tema Recuperação de Área Degradada com Pecuária. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ficou em segundo lugar com 31 Dcs destinados a este assunto. Nestas atividades predominou a participação masculina com apenas 33% do público presente nos dias de campo, de mulheres.

A reunião do Comitê Técnico Estadual do Estado do Rio Grande do Sul reuniu representantes das Aters, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio,Banco do Brasil, Secretaria de Desenvolvimento Rural e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/RS)