Projeto Rural Sustentável reúne produtores em rodada de oficinas para familiares

Encontro debateu o papel de cada um na propriedade rural

 

O Projeto Rural Sustentável realizou mais uma rodada das Oficinas para as famílias dos beneficiários, na cidade de Nova Canaã do Norte, no estado de Mato Grosso. O encontro ocorreu no dia 06 de novembro de 2018, no salão da Associação São Cristóvão e contou com a presença de 57 pequenos e médios produtores rurais da região e suas famílias.

A presença dos jovens e das mulheres contribuiu para um diálogo que abordou temas a respeito dos papéis de cada integrante da família na propriedade rural. Houve uma abordagem de quais eram as funções destes atores na propriedade e como poderiam projetar as funções de cada um para o futuro.

O filho de produtores Emerson Aguiar Cavicha contou que “a oficina foi interessante para todos participantes, pois começou com um resgate de como era a vida no campo no passado.” Para ele, as pessoas eram mais unidas, porém hoje o jovem tem mais acesso aos estudos, mas por outro lado não retorna para a propriedade. “O jovem pode contribuir para melhorar a produção no campo e no aumento de renda utilizando de tecnologias atuais,” finalizou ele.

Emerson também falou de como era difícil para as mulheres imporem sua opinião antigamente e que atualmente elas estão conquistando mais espaço por meio de movimentos organizados e grupos de trabalho.

O encontro serviu também para incentivar a construção de um plano de ações com intuito de manter a família unida na propriedade. Com a contribuição de todos, os produtores pode ser recompensados pelas atividades de forma justa, idealizando uma propriedade sustentável para melhorar a qualidade de vida.05