PRS promove treinamento para ATECs no Pará

26 profissionais que atuam no campo participaram da capacitação.

 

O Projeto Rural Sustentável (PRS) promoveu, entre os dias 03 e 12 de dezembro, o Treinamento direcionado a agentes de assistência técnica (ATEC), que atuam em parceria com produtores rurais na implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono. A capacitação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Pa) com o apoio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

“Os temas foram interessantes para o nosso dia a dia. O nível técnico do instrutor, tinha um bom nível de excelência. Os palestrantes entendiam muito bem dos assuntos, os quais foram tratados”, ressaltou Marcos Paulo Fernandes, engenheiro florestal que participou da capacitação.

O treinamento foi ministrado pela manhã e tarde, na sede do Senar-Pa, em Belém-Pa e envolveu atividades teóricas e práticas. Foram ministrados os cursos de: Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Georreferenciamento; Recuperação de Área Degrada; Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF); e Gestão da Propriedade Rural.

A capacitação teve a participação de 26 profissionais, de diferentes áreas de formação. “A pluralidade do treinamento foi extremamente importante. Como engenheira ambiental, que temos uma formação holística, agregou muito para mim. Aqui tivemos agrônomos, engenheiros florestas, técnicos agrícolas, entre outros profissionais que trocaram experiências. Falaram de suas realidades e suas vivências”, comentou Lisandra Monteiro Blanco, engenheira ambiental.

Para Antônia do Socorro da Silva Gomes, técnica florestal, que atua em Tailândia-Pa, o conhecimento adquirido beneficia também os produtores e produtoras rurais. “A partir de agora vamos somar esse conhecimento e isso reflete na propriedade dos produtores. Seremos multiplicadores de todo esse aprendizado que será colocado em prática nas propriedades desses produtores.”, finalizou a ATEC do PRS.