Dia de Campo demonstra técnicas com enxertia na castanha

Encontro mostrou na prática como realizar o plantio

 

O Projeto Rural Sustentável realizou no dia 28 de novembro, Dia de Campo no Sítio Pupunha, município de Juína, no estado do Mato Grosso. Com 42 participantes, o evento apresentou palestra sobre enxertia de castanha com o técnico Amilton Castanha, falando das vantagens da semente que tem uma produção em prazo mais curto que as de crescimento natural.

A propriedade de Marta Perim Pedro, se localiza no Distrito de Terra Roxa, e possui 4 ha implantada com a tecnologia Integração Lavoura, Pecuária e Floresta.

Amilton explica que a enxertia consiste em realizar a introdução das características genéticas de uma planta produtiva em outra planta para garantir a produção. A enxertia da castanheira é uma técnica simples que pode ser executada com facilidade, mas é pouco difundida para os produtores rurais.

Existem algumas boas razões para a realização da técnica como precocidade, que permite iniciar a fase produtiva da planta em menor tempo de vida, qualidade genética e adaptação às condições locais que proporcionam resistência ás doenças do solo e boa produtividade.

A realização da enxertia pode ser feita por métodos diferentes como a enxertia por alporquia, borbulhia e garfagem. O método mais utilizado, apontado pelo palestrante, é o método de garfagem, pois é mais fácil e a planta responde melhor ao enxerto. Para realização do enxerto são necessárias algumas ferramentas fáceis de serem encontradas como tesoura de poda, faca e borracha.

Após a explicação sobre os métodos de enxerto, foi realizada uma visita no campo onde haviam algumas mudas de castanheira plantadas, com uma demonstração da técnica aos produtores que puderam visualizar na prática como é realizado o enxerto da castanheira.