Oficinas de familiares no Pará reúnem mais de 380 pessoas

Os eventos foram realizados em cinco municípios

“Nós convivemos com outras pessoas e conhecemos outras coisas. Cada experiência que foi contada aqui, podemos levar para a vida da gente. Aqui tinha homens, mulheres e jovens e cada um pôde se expressar da sua maneira”, comentou Aurizete de Sousa, participante do módulo I da oficina para famílias beneficiadas pelo Projeto Rural Sustentável (PRS), promovido em cinco municípios paraenses. Os eventos tiveram a participação de 389 produtoras e produtores rurais.

Após os dois módulos de Medicilândia, realizados nos dias 1º e 9 de outubro, o projeto promoveu, de 30 de outubro a 13 de novembro, mais quatro oficinas nos municípios de Tailândia, Marabá, Tucumã e Santana do Araguaia. Foram momentos de integração em que os participantes expressaram as necessidades, desafios e o que esperam para a agricultura familiar e sustentável.

Para o produtor rural, Laerci Correia Ferreira, uma das questões levantadas na oficina é assistência técnica aos trabalhadores rurais. “Os governos devem ter mais atenção conosco. Fazer com que chegue tecnologia, apoio e incentivo para que a gente possa permanecer no campo”, ressaltou o agricultor familiar.

A saída do jovem do campo também foi tema abordado nas oficinas. “Muitos jovens estão saindo da agricultura para irem para a zona urbana. Sem o desenvolvimento na zona rural, eles estão buscando novas áreas. Isso não era para esta acontecendo”, comenta o estudante Elias Souza Ribeiro.

Filho de agricultores familiares, Elias acredita que o jovem pode buscar conhecimento e ajudar a desenvolver o campo. “O jovem pode sim vir para zona urbana para buscar conhecimento e aplicar na zona rural. Buscar o desenvolvimento e a tecnologia que está faltando na zona rural”, finaliza o estudante.

Cada oficina terá o módulo II nas seguintes datas:
Tailândia: 20/11
Marabá:   24/11
Tucumã:  27/11
Santana do Araguaia: 30/11