Mobilização comunitária para fortalecer o trabalho no campo

Produtores(as) rurais e jovens assumem papéis de liderança na região Sudoeste do Paraná

 

Dois Vizinhos e Renascença, municípios da região sudoeste do Paraná, receberam nos dias 12 e 14 de novembro, mais 2 edições do Café com Prosa, oficina direcionada para o envolvimento da família no meio rural e ao empoderamento da mulher e do jovem no dia a dia do campo.

Os cerca de 120 participantes (75 de Dois Vizinhos e 45 de Renascença) puderam retomar os conteúdos trabalhados nas oficinas anteriores e a partir de temas extraídos dos sonhos compartilhados por eles mesmos, passaram a projetar ações (mais práticas) para atingir esses patamares de mudança.

Em ambas oportunidades, lideranças locais se destacaram e assumiram a responsabilidade de receber e transmitir os dados coletados nas oficinas, mobilizando assim outras famílias em cada comunidade. A participação das mulheres e dos jovens foi fundamental para o alcance desse resultado.

Com os grupos de trabalho que se formaram, a expectativa da equipe executora do projeto e também dos facilitadores é que os conteúdos construídos durante as rodas de conversa cheguem a mais produtores(as) e que a partir desse movimento, as atividades sejam realmente aplicadas.

Rosemari Gonçalves, produtora rural de Dois Vizinhos, ressaltou a importância do comprometimento dos participantes na mobilização comunitária: “Nós temos a responsabilidade de transmitir o aprendizado adquirido aqui. E se possível, com esse grupo que formamos, realizar encontros entre as comunidades para trocar ideias e fortalecer as nossas associações”, apontou ela ao grupo.

Além dos resultados obtidos em ambas oficinas, os participantes de Dois Vizinhos foram presenteados, na abertura dos trabalhos, com canções que remontam a vida no campo, interpretadas por Maycon Reck, jovem produtor agroflorestal da comunidade de Canoas.

Para saber mais, acesse: http://www.ruralsustentavel.org/ ou fale com nossa assessoria: (41) 9 91377322 (Marcus Vinícius) ou (61) 9 99785223 (Maria Cecília)