Mais dois municípios finalizam oficinas com familiares de produtores rurais de Minas Gerais

Beneficiários do Projeto Rural Sustentável de Padre Paraíso/MG e Araçuaí/MG participaram do evento

 

O Espaço Nova Vida, propriedade localizada na comunidade Corguinho, em Padre Paraíso/MG, recebeu o segundo módulo da oficina, com cerca de 60 crianças, jovens e adultos de 21 localidades da região.

O proprietário Moisés Lima falou sobre a história da propriedade onde já é dono há cinco anos e com pouco tempo já conseguiu recuperar uma grande área que antes era utilizada para pecuária e até mesmo garimpo. Hoje tem trabalhado com a piscicultura e com a reorganização da área com paisagismo, instalação de brinquedos e outras estruturas. Moisés aluga para eventos gerando mais renda para a família.

Além de conhecerem a propriedade e suas tecnologias, os participantes se dividiram em cinco grupos para discutir e elencar as ações e como alcançar os sonhos propostos na primeira oficina. O sonho do jovem Maycon Alves é ter mais acesso à assistência técnica, maior conscientização pelo meio ambiente e a recuperação das nascentes para que o campo possa prover o sustento às famílias.

Os pontos mais destacados pelos participantes foi a necessidade de maior conhecimento e envolvimento em cooperativas, associações e grupos de interesse, especialmente jovens e mulheres, práticas mais sustentáveis, participação dos jovens na produção, trabalho melhor remunerado, mais tecnologia no campo. As mulheres foram incentivadas na busca por mais conhecimento, sejam protagonistas também nos grupos que trabalham no meio rural e mais reconhecidas pelo trabalho que já fazem.

A produtora Valdecy Soares participou dos dois encontros e ficou muito satisfeita. “Espero que esses eventos sejam mais frequentes na região e desejo compartilhar o conhecimento adquirido com minha família e minha comunidade.”

As últimas oficinas por microrregião acontecerão conforme agenda. Os contemplados do projeto que desejam participar devem procurar seu ATEC e fazer sua inscrição.
Malacacheta Mod 2 – R4 – 20/11
Capelinha Mod 2 – R5 – 22/11

Para saber mais informações, entre em contato pelos números: (1) 9 91923146 (Renato) ou (61) 9 99785223 (Maria Cecília)