Manejo intensivo da pastagem melhora produção animal

Clima influencia no crescimento da pastagem

 

A beneficiária do Projeto Rural Sustentável, Margarete, recebeu os 31 convidados, no dia 27 de outubro, para o Dia de Campo em sua propriedade de 25 ha e explicou aos presentes, como a adoção de tecnologia com rotação de pastagem melhorou muito sua vida e facilitou o manejo dos animais.

Sem a adoção dessa tecnologia, segundo ela, era necessário percorrer quase toda a propriedade reunindo os animais para ordenhar, o que causava muito cansaço. Com esse sistema, os animais ficam concentrados em único local.

A médica veterinária Helen Corradi Gumieiro, chamou para a troca de experiências com os produtores sobre a temática “como planejar o piqueteamento”. O primeiro ponto abordado foi sobre a importância da realização da análise de solo. A partir daí, se pode realizar a correção da fertilidade e garantir a boa produção de forragem para os animais.

Helen informou também que a divisão e tamanho dos piquetes, dependem da quantidade de animal e o tipo de pastagem que se quer fornecer. Esses detalhes devem ser avaliados de acordo com cada propriedade e o clima local, pois o clima influência no hábito de crescimento da pastagem.

Com a formação dos piquetes os produtores aprenderam como manejar o espaço de acordo com sua produção de capim, como realizar a rotação dos animais e qual o momento de entrada e saída dos animais, dentro de cada piquete.

Para intensificar a pastagem é aconselhável o uso de irrigação nos sistemas o que se traduz em bom aliado na produção. É importante fazer uma análise com técnicos responsáveis para garantir um bom funcionamento do sistema de irrigação, pois a técnica exige um manejo sem erros para que não leve o produtor a perder dinheiro com seu próprio negócio.

Além da formação das áreas de pastagens, Helen também abordou a importância do fornecimento de sombra e água limpa para os animais, principalmente em se tratando de animais para produção de leite. O calor e falta de água para os animais podem causar perdas significativas na produção.

Após a conversa com os produtores houve espaço para perguntas e dúvidas.