Região central do Rio Grande do Sul recebe oficina com foco em mulheres e jovens rurais

Atividade provoca reflexão entre produtores rurais

 

Agudo, na região central do Rio Grande do Sul, recebeu a última oficina da primeira fase de uma série de dez a serem realizadas no estado gaúcho, com foco no protagonismo feminino e na inclusão dos jovens do meio rural. Promovida pelo Projeto Rural Sustentável, a atividade acontece também na Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Paraná.

Os produtores participantes – beneficiários de Unidades Demonstrativas e Multiplicadoras do projeto – foram convidados a refletir sobre o passado, presente e futuro de suas vidas. Dificuldades de transporte, preço mais baixo dos alimentos, trabalho mais penoso e com menos tecnologia, famílias mais numerosas e alimentos com menos agrotóxicos, foram algumas questões citadass pelos participantes que se reuniram em grupo para trocar idéias.

A comida era produzida quase toda na propriedade e pouco se comprava fora era a realidade para muitos deles. “A gente sempre aprende muito quando resolve fazer essas reflexões”, afirmou Debora Taise, produtora rural presente no encontro.

E hoje, o que permanece? As diferenças sentidas estão entre a tecnologia – que separa as famílias, mantendo os jovens ligados as telas, o aumento do êxodo rural, entre outros. Para o futuro os produtores desejam um acesso melhor a internet, ressurgimento de grupos de jovens, mais escolas no interior, diversificação das propriedades, agroindústrias locais e um maior cuidado com as águas.

Os próximos módulos no Rio Grande do Sul, vão ser realizados em unidades Multiplicadoras ou Demonstrativas, para que os produtores possam também visitar áreas em que o projeto acontece na prática. Vacaria (reunindo também Lagoa Vermelha) em 20/11, Machadinho (e Erechim) 22/11; Frederico Westphalen (e Boa Vista das Missões) em 24/11 eAgudo em 27/11. Mais de 400 pessoas já participaram das oficinas no estado.