Oficina em Vacaria reúne 90 produtores de dois municípios

Participantes refletem sobre passado e futuro do trabalho no campo

 

Refletir sobre o passado e o presente e pensar sobre o futuro. Estas foram as discussões que os 90 produtores de Vacaria e Lagoa Vermelha se propuseram, no dia 9 de novembro. A atividade faz parte de outras nove oficinas realizadas em cinco municípios do Rio Grande do Sul e se repete nos outros sete estados do Projeto Rural Sustentável.

Os produtores – beneficiários de Unidades Demonstrativas e Multiplicadoras do Rural Sustentável se dividiram em pequenos grupos, iniciando a discussão pela pergunta: Como era ser mulher e jovem na época dos nossos avós? Trabalho como parteiras, trabalho braçal, menos liberdade para a mulher, famílias mais numerosas e brincadeiras com bonecas de pano foram algumas das lembranças que surgiram nos grupos.

“As mulheres eram desconsideradas, mesmo sendo, até hoje, o pilar da família”, destacou Breno Destefani, produtor de Vacaria. Para o jovem Micael Marcílio, de Lagoa Vermelha, uma grande diferença era a difusão de conhecimento. Se hoje ocorre pela internet, antigamente era feita pela televisão.

Allan Laucsen, também de Lagoa Vermelha, apresentou os apontamentos do seu grupo que lembrou que os casamentos, muitas vezes, não eram escolhas nem dos homens nem das mulheres, mas sim de seus pais.

As diferenças entre os tempos passados e a atualidade foram apontadas também na maior independência financeira da mulher e com isso sua maior valorização e no bom convívio entre vizinhos, auxiliando nos laços entre os produtores rurais que moram longe da cidade. ”A mecanização trouxe um conforto maior para o trabalhador rural”, apontou Nilda Destefani, professora aposentada que hoje cuida de uma unidade multiplicadora.

E para o futuro? Homens, mulheres e jovens rurais desejam melhorar sua renda; uma maior participação dos jovens que precisam sair para estudar, mas retornar a propriedade para qualificar a produção; incentivo à produção orgânica; mais segurança no campo e que a gestão da propriedade possa ser compartilhada por todos.

Além de Vacaria e Lagoa Vermelha, os municípios de Machadinho, Frederico Westphalen, Agudo, Círiaco, Passo Fundo, Erechim e Boa Vista das Missões também são atendidos pelas oficinas abordando o tema protagonismo feminino e inclusão de jovens do meio rural no estado.