A importância do diálogo e da confiança para as relações no meio rural

Sucessão familiar foi tema central das reflexões feitas pelos participantes de Oficina em Francisco Beltrão

 

Produtores(as) contemplados(as) no Projeto Rural Sustentável participaram no dia 01 de novembro, em Francisco Beltrão, de mais uma Oficina voltada para a integração familiar no meio rural.

O encontro aconteceu no Restaurante do Parque de Exposições Municipal que recebeu cerca de 80 participantes entre produtores, produtoras, jovens, crianças e técnicos de extensão rural cadastrados no projeto.

O Café com Prosa, metodologia de trabalho utilizada para estimular a reflexão e a construção dos conteúdos a partir das experiências (próprias) de cada participante, abordou o caminho do diálogo e da confiança. Foi o que Luiz e Tiago Telles, agricultores de Renascença, relataram durante as rodas de conversa.

Seu Luiz, de 50 anos e o filho de 24 contaram ao grupo sua história de vida, desde a chegada ao município, cerca de 30 anos atrás. Após muita “luta” no campo, o pai que criou os 4 filhos com a renda da produção do leite, conta hoje com o suporte dos filhos mais novos na gestão e no trabalho diário da propriedade.

Os garotos, já com o curso técnico agrícola no currículo, compartilham com o pai não só os lucros da propriedade, mas também a responsabilidade de administrar todos os processos envolvidos. Segundo seu Luiz, isso acontece por meio de muito diálogo familiar, e em especial, pela confiança depositada nos conhecimentos adquiridos e aplicados pelos filhos na propriedade.

“Eu que já sofro de alguns problemas de saúde, fico tranquilo com a presença dos meninos no dia a dia da propriedade. Sem contar o netinho que também mora no sítio. Ter a família por perto é sem dúvida, pra mim, qualidade de vida”, diz seu Luiz.

Com o exemplo de sucessão familiar trazido pela família Telles, vários produtores puderam sonhar juntos, com o futuro no campo, mais motivados. Eles terão oportunidade de retomar os trabalhos no dia 14 de novembro, na comunidade São Bras, em Renascença.

Para saber mais, acesse: http://www.ruralsustentavel.org ou fale com nossa assessoria: (41) 9 91377322 (Marcus Vinícius) ou (61) 9 99785223 (Maria Cecília)06