Oficina de Familiares chega no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais

Produtores demonstraram união, compromisso e sabedoria

 

O espírito de união e compromisso tomou conta do 1º Módulo da Oficina dos Familiares, do Projeto Rural Sustentável, que aconteceu em Padre Paraíso, cujo evento recebeu também os contemplados do Projeto Rural Sustentável de Araçuaí.

Cerca de 80 pessoas estiveram presentes no salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Padre Paraíso e compartilharam memórias de como era ser jovem, mulher e homem no meio rural no tempo de seus avós. Eles relataram como é hoje e o que esperam para daqui 5 anos. Por meio de palavras, frases e desenhos, os cartazes foram construídos e apresentados pelos grupos.

Para Vanuza Colares, produtora contemplada pelo projeto com uma Unidade Demonstrativa em Araçuaí, o que chamou a atenção dela foi ver que a maioria das pessoas estão preocupadas com sucessão familiar. Para ela, os jovens não se interessam pelas coisas do campo e os pais, principalmente os mais idosos, não sabem quem cuidará da terra. Vanuza disse que a família deve estar cada vez mais unida e os pais devem incentivar os filhos desde cedo a gostar de cuidar da propriedade, da produção ou da criação.

Moisés Rodrigues de Lima disse que voltaria para casa com novas ideias e que sai da oficina com a energia renovada e com esperança de dias melhores. Para ele, as pessoas que participaram aprenderam muito.

O segundo módulo acontecerá no dia 13 de novembro no Espaço Nova Vida, Comunidade Corguinho, Sítio Déda também em Padre Paraíso, no estado de Minas Gerais.
As próximas oficinas por microrregião acontecerão em outros municípios, conforme agenda. Os contemplados do projeto que desejam participar devem procurar seu Agente técnico e fazer sua inscrição.

Malacacheta / Franciscópolis Mod 1 – R4 – 06/11
Mod 2 – R4 – 20/11
Capelinha / Setubinha Mod 1 – R5 – 08/11
Mod 2 – R5 – 22/11