Frederico Westphalen reúne produtores para discutir papel da mulher e dos jovens

Oficina é a terceira no Rio Grande do Sul

 

Pensar sobre o passado, o presente e o futuro, com foco no protagonismo feminino e nos jovens. Este foi o desafio dos 85 produtores rurais presentes na oficina realizada pelo projeto Rural Sustentável, em Frederico Westphalen, no norte gaúcho. Produtores vindos de Boa Vista das Missões também participaram.

A atividade integra uma série de oficinas realizadas nos sete estados que fazem parte do projeto, reunindo os beneficiários das Unidades Demonstrativas e Unidades Multiplicadoras.
A metodologia usada é o café com prosa – pequenos grupos que discutem os assuntos propostos e depois, vão sucessivamente trocando de grupos para acrescentar novas visões.

No encontro, foi construída a imagem de como era o homem, a mulher e o jovem no passado – papéis/função/importância, as atividades, o dia a dia dentro da família e no processo produtivo. A partir desta realidade os produtores foram convidados a pensar sobre o futuro: Como eu quero que seja o jovem, a mulher e o homem rural daqui 5 anos? Denise Secretti é uma jovem produtora à frente de uma Unidade Multiplicadora, e gostou muito da atividade. “Conheci pessoas novas que me permitiu ver novos olhares sobre a realidade”.

Com 60 anos, Nelci Fernandes participa ativamente da vida política e dos movimentos de pequenos produtores na sua região. Ele achou muito interessante a integração entre pais e filhos e a abertura para discussão. “Aqui é um lugar de viver em comunidade e precisamos valorizar isso”, destacou.

O próximo módulo da oficina em Frederico Westphalen, vai se realizar em 24 de novembro, na comunidade das Pedras Brancas, no interior do município. Desta vez eles irão traçar um plano de ação para que os projetos de futuro aconteçam e saiam do papel.

No Rio Grande do Sul, as oficinas acontecem também em Machadinho, reunindo produtores de Erechim, em Vacaria, na qual participam produtores de Lagoa Vermelha e em Agudo, reunindo também beneficiários do Projeto Rural Sustentável, de Barros Cassal.