Valorização das tradições no meio rural é tema de oficina realizada pelo Projeto Rural Sustentável

Evento reuniu cerca de 100 participantes de Dois Vizinhos e Realeza

 

O município de Dois Vizinhos recebeu no último dia 30 de outubro, mais uma oficina voltada à sensibilização de produtores, produtoras e jovens para destacar a importância da integração de todo o núcleo familiar na tomada de decisões e atividades diárias no meio rural.

O encontro foi realizado no Parque de Exposições Municipal e contou com cerca de 100 participantes das comunidades rurais de Dois Vizinhos e também de Realeza, todos vinculados ao Projeto Rural Sustentável.

Com ênfase ao papel de cada membro da família no contexto da vida no campo, a oficina foi pautada no resgate das tradições dos agricultores(as) nas gerações passadas, dando destaque aos costumes valorizados na época em comparação ao que se valoriza atualmente.

“Todos nós temos histórias e valores dos nossos avôs e avós que carregamos, de geração para geração. Devemos honrar e avaliar o que é possível ser aplicado nas relações familiares e comunitárias nos dias de hoje”, ressalta Diego Baptista, um dos facilitadores da oficina promovida pelo projeto.

As reflexões feitas pelos participantes foram fundamentais para a percepção das mudanças nas relações no passar dos anos. Além desse aprendizado, a troca de experiência entre produtores, produtoras e jovens fortaleceu as relações da vida no campo, valorizando o trabalho e costumes no meio rural.

Dona Enês Maria Nazario, produtora de Dois Vizinhos que implementou o sistema silvipastoril em sua propriedade com apoio do Projeto, parabenizou a equipe executora e afirmou ter gostado muito de participar do evento. “Espero que tenham mais oficinas como essa. Eu saio daqui hoje sonhando com um futuro melhor pra mim e pra minha família”, comentou ela.

O 2º encontro ocorrerá no dia 12 de novembro e terá como temática a apresentação dos resultados obtidos na primeira oficina, abordando as ações para a inclusão da mulher e do jovem no dia a dia do meio rural.

Para saber mais,fale com a nossa assessoria: (41) 9 91377322 (Marcus Vinícius) ou (61) 9 99785223 (Maria Cecília)