A importância das comunidades no desenvolvimento sustentável do campo

Produtores rurais se reúnem para discutir o fortalecimento do núcleo familiar

 

Homens, mulheres e jovens conversando juntos e em grupos, sobre seus anseios, desejos e perspectivas para o futuro na comunidade onde vivem. Este foi um dos objetivos da segunda etapa da rodada das Oficinas dos Familiares, realizada nos sete estados integrantes do Projeto Rural Sustentável. Desta vez, o encontro se realizou na propriedade rural Sombra da Mata do Sr. Alisson Pilege Oliveira no município de Alta Floresta, no estado do Mato Grosso.

As atividades do dia 16 de outubro, se iniciaram com a visita dos participantes na unidade produtiva do “Seu” Alisson, que mostrou o quanto é possível trabalhar de forma sustentável. Para ele, a integração das atividades rurais é o melhor caminho para se alcançar uma autossuficiência e a menor dependência de insumos vindo de fora da propriedade.

Nesta visita os produtores e seus familiares conferiram a produção de húmus por meio do minhocário que produz substratos para produção de hortaliças, a rotação das pastagens com o cultivo de milho que será utilizado para produção de milho verde e comercializado no mercado local. Os restos desta produção serão ensiladas para servir de alimento aos animais no período de seca.

Na propriedade, o sistema agroflorestal tem a integração de espécies nativas juntamente com espécies de interesse econômico para auxílio na renda familiar. Além disso, o Sr. Alisson possui um biodigestor que transforma em gás os dejetos produzidos pelos animais e é utilizado na cozinha da residência e como fertilizantes para as pastagens.

Após a visita, os facilitadores da oficina incentivaram os produtores à recapitularem as atividades realizadas no primeiro encontro do dia 05 de Outubro, onde foram expostos os cartazes com os sonhos, metas e as experiências em família que de alguma forma marcou a vida de cada um.

A produtora rural Crenilda Castorino, passou uma mensagem sobre qual era o sonho dela para sua comunidade. “O futuro que eu quero para a minha comunidade é unir os produtores para trabalharmos juntos em cooperativas e assim adquirirmos poder de compra e conseguirmos maiores descontos na aquisição de nossos insumos. Juntos, vamos poder pagar assistência técnica e assim aprender a produzir melhor e com maior qualidade. Quero que meu vizinho tenha a sua propriedade sustentável tanto quanto eu quero a minha, gerando uma comunidade de amigos que produzam juntos fortalecendo nossa comunidade.”

Os participantes debateram alguns temas em grupos como, certificações, propriedades sustentáveis, família no campo, produção e produtividade, gestão da propriedade, comercialização e associativismo e cooperativismo. No final da oficina foram expostos as ideias e opiniões dos grupos e qual caminho seguir para alcançar esses sonhos e objetivos.

Para finalizar as atividades os produtores trocaram informações de contato para manter viva a rede de diálogo construída na oficina e compartilhar no futuro as novas experiências, os sonhos e as metas alcançadas.