Beneficiários do Projeto Rural Sustentável participam de Oficina para os Familiares

Protagonismo feminino e sucessão familiar estiveram entre os vários temas abordados.

 

Aconteceu em Ariquemes, no dia 03 de outubro, o primeiro módulo das Oficinas dos Familiares do Projeto Rural Sustentável. A cidade está localizada a cerca de 200 km da capital do estado de Rondônia e foi a primeira a realizar as oficinas. Para a realização do evento foram mobilizados produtores das cidades de Buritis e Ariquemes, ambas localizadas no norte do estado e que contam com 9 unidades demonstrativas e 100 unidades multiplicadoras. Aproximadamente 80 produtores rurais, familiares e técnicos do projeto participaram da Oficina.

O trabalho se iniciou com uma dinâmica de apresentação em grupo seguida da formação de pequenos grupos que fizeram uma reflexão e escreveram sobre os acontecimentos significativos na vida de cada um. Nesta atividade, os agricultores foram incentivados a pensar sobre a divisão do trabalho em família, o papel da mulher na propriedade rural e a sucessão familiar no campo pelos jovens. O resultado foi apresentado pelos grupos a todos os presentes.

“Essa atividade de hoje fortalece os camponeses e nos ajuda a pensar que estamos no caminho certo da preservação do meio ambiente, da produção de uma alimentação saudável para nossa família e também a toda sociedade brasileira” disse Zonália Santos Ferreira, líder do assentamento Madre Cristina, local esse onde será realizado o 2º módulo da Oficina na cidade de Ariquemes.

As Oficinas acontecem simultaneamente nos 7 Estados beneficiados pelo Rural Sustentável. Além da cidade de Ariquemes as Oficinas acontecerão também nos municípios de Machadinho D´Oeste nos dias 30/10 e 20/11, Theobroma em 01/11 e 29/11, Rolim de Moura em 14/11 e 26/11 e Cerejeiras em 12/11 e 23/11.