Certificação de produtos orgânicos é tema de Dia de Campo no Mato Grosso

Processo garante qualidade e garantia de venda ao produto

 

O Sítio Sombra da Mata, localizado no município de Alta Floresta na região norte de Mato Grosso, sediou, no dia 06 de outubro, Dia de Campo na propriedade do beneficiário do Projeto Rural Sustentável, Alisson Pilege Oliveira.

Alisson e sua família também fazem parte da Associação de Produtores Orgânicos de Alta floresta (ASPOAF), que recentemente passou por um processo de avaliação para receber o selo de produtos orgânicos.

Estiveram presentes estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá (IFMT) e estudantes de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Para explicar como funciona o processo de certificação e quais os mecanismos para obter o selo, o engenheiro agrônomo e consultor Glauciney Brissow Realto mostrou a importância da presença de organismos vivos no solo.

Glauciney falou que as adequações necessárias a certificação ultrapassam as questões de mercado, pois com a utilização das técnicas de produção de orgânicos, a propriedade se torna mais sustentável trazendo benefícios sociais, ambientais e econômicos.

Os produtos orgânicos devem ser produzidos sem a utilização de agrotóxicos (fungicidas, pesticidas, herbicidas e etc.) e sem a utilização de insumos artificiais tóxicos (adubos químicos). Os produtores de orgânicos devem seguir normas técnicas específicas para conseguir o selo como: OCS (Organização de Controle Social), OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade) e Certificadora (Auditoria de empresa credenciada).

Além dos cuidados com a utilização dos produtos e insumos, alguns outros fatores devem ser levados em consideração para a obtenção do selo como, histórico de utilização da área, localização, qualidade da água, armazenamento, controle de pragas e doenças e etc.