O papel das famílias para mobilização comunitária

Agricultores(as) refletem sobre a importância das ações individuais e coletivas para a manutenção da vida no campo

 

Oficina realizada no dia 11 de outubro, na propriedade do Sr. Raul Dall’Agnol, em Itapejara D’Oeste, teve como propósito dar sequência às reflexões a respeito da integração familiar no campo e a importância da participação individual e coletiva das famílias para a manutenção das atividades e vivências em comunidade.

Os dois dias de tempo seco na região, que coincidiram com o dia do evento e o anterior a este, motivaram os agricultores(as) a realizar o plantio da safra em suas propriedades, influenciando diretamente na quantidade de participantes no encontro, 22 no total. Os participantes trocaram experiências e aprendizados durante o dia de trabalho.

Em pequenos grupos, os participantes debateram os temas propostos pela equipe organizadora, construindo resultados importantes para o contexto local, em que se observa uma evasão das comunidades rurais, em especial, por parte dos jovens.

Os participantes tiveram a oportunidade de se conhecer melhor e puderam identificar questões que prevalecem não somente para suas comunidades, mas para grande parte delas, senão todas.

É o que comenta o agricultor Rogério Floriano, da comunidade da Barra do Vitorino, quando destaca a importância da participação dele e sua família (esposa e 02 filhos) em eventos dessa natureza. “As crianças e jovens já não participam tanto das ações na comunidade. Um dia de conversa como esse que tivemos hoje vai mostrar para os meus filhos a importância de valorizar a manter a vida no campo”.

O trabalho foi direcionado para proporcionar um estreitamento dos laços entre os produtores que demonstraram boa conexão os temas discutidos e as reflexões realizadas.

Como grandes resultados, obteve-se a percepção de que a família representa a grande engrenagem do “sistema” e da vida no campo, e que todo e qualquer esforço, individual e coletivo, para manter e resgatar as atividades comunitárias é válido, e depende muito da participação de cada um.

Para saber mais, acesse: http://www.ruralsustentavel.org/ ou fale com nossa assessoria: (41) 9 91377322 (Marcus Vinícius) ou (61) 9 99785223 (Maria Cecília)