Protagonismo juvenil foi destaque em oficina com familiares na Bahia

Jovens contam suas expectativas sobre a vida no campo

 

Familiares de produtores rurais dos municípios de Taperoá, Nilo Peçanha e Valença, contemplados pelo Projeto Rural Sustentável, reuniram-se na Unidade Produtiva do Instituto Federal Baiano em Valença, na Bahia para mais uma etapa das Oficinas com o objetivo de aproximar jovens e mulheres que vivem e trabalham no meio rural.

A atividade foi iniciada com uma retrospectiva da etapa anterior, realizada no dia 3 de outubro, com o depoimento de alguns produtores rurais que aplicaram as tecnologias de baixo carbono e tiveram resultados positivos.

Um deles, o Jeremias Almeida, contou que se toda a sua família se beneficiou direta e indiretamente com o apoio do projeto. “O projeto Rural Sustentável chegou em um momento que eu já estava descrente da agricultura, mas com o apoio que recebi, técnico e financeiro, me deu esperança de que podemos seguir em frente em prol de uma agricultura melhor, mas sustentável. Com o dinheiro que recebi, melhorei minha área, aumentei a produção e construi uma estufa solar que acabou beneficiando todos os produtores de cacau da minha família e também alguns produtores da minha comunidade.” diz Jeremias.

Nesta etapa do Módulo 2, quem protagonizou de fato a Oficina foi a juventude rural. Eles se destacaram ao compartilhar os desafios enfrentados para realizarem seus sonhos, emocionando a todos os presentes. Durante as conversas, foram surgindo idéias, ações e encaminhamentos com as temáticas abordadas como a importância da mulher rural, importância da família, segurança no campo, permanência do homem no campo, associativismo e cooperativismo e preservação ambiental, entre outros.

“Antes eu tinha um sonho de ganhar a vida lá fora, mas hoje, por meio do Rural Sustentável e da minha família, eu não penso mais em sair. Eu quero ficar em casa, trabalhando e fazendo meu próprio negócio no campo”, conta Rosenilton, 19 anos e filho de beneficiários do PRS.

Geisa Santos de 19 anos, estudante e filha de produtores rurais, explica que tinha vontade de sair do campo, mas depois que aprendeu a trabalhar a terra despertou o interesse em ficar. “Se olharmos os exemplos nas comunidades próximas, acho que todas tem pessoas que pensam em abandonar o campo e ir para a cidade. Se você trabalhar direitinho na zona rural com sua terra, com sua propriedade, você obtém muito mais lucros, do que quem sai para trabalhar em outras empresas. E na roça, você tem oportunidade de abrir seu próprio negócio.”

A atividade foi finalizada com uma visita na Fazendinha Agroecológica da Unidade Educativa de Baixo Carbono do Instituto Federal Baiano (IFB), parceiro do Projeto Rural Sustentável na Bahia.