Histórias transformadoras, trabalho colaborativo e sonhos para o futuro

Oficina de familiares reuniu beneficiários do Projeto Rural Sustentável

 

Círiaco, no noroeste do Rio Grande do Sul, a cerca de 260 quilomêtros da capital Porto Alegre, foi a primeira cidade do estado, a realizar a Oficina de familiares, voltada para o protagonismo feminino e a inclusão de jovens do meio rural. A atividade reuniu 98 pessoas entre produtores rurais de Círiaco e Passo Fundo, distribuídos em 11 unidades demonstrativas e 50 unidades multiplicadoras, além de assistentes técnicos do projeto, representantes de entidades de assistência técnica e extensão rural e autoridades locais.

Alessandra Matte e Anderson Sartorelli, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conduziram a oficina que partiu de uma conversa em pequenos grupos sobre histórias significativas de cada família, criando pontos de conexão entre os que ainda não se conheciam.

Os produtores também foram incentivados a pensar sobre quais situações do dia a dia no campo acontece a reunião da família de forma colaborativa e de que forma acontece a divisão dos trabalhos entre os membros da família. Por último foi o momento de imaginar o futuro: como cada um enxerga sua família, sua propriedade e quais oportunidades gostaria de ter?

“Foi uma ótima integração, uns passaram para os outros os conhecimentos que possuem da sua realidade”, avaliou Zuleica Teresinha Casanova, da comunidade Santa Gema, interior de Passo Fundo. Salete Meireles, agricultora de Círiaco e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de município ficou emocionada com os relatos. “Me chamou atenção a participação ativa deles, que responderam as perguntas e escreveram o que desejavam” salientou.

O 2º Módulo da oficina no município será em 20 de outubro, em uma propriedade rural que é Unidade Demonstrativa do Rural Sustentável, espécie de sala de aula que mostra a aplicabilidade das tecnologias de baixo carbono apoiadas.

No Rio Grande do Sul as oficinas ocorrem também em Frederico Westphalen, em 30 /10 e 24/11, Machadinho em 06 e 22/11, Vacaria em 09 e 20/11 e Agudo em 12 e 27/11, além dos outros sete estados do Projeto Rural Sustentável.