Oficina conscientiza para a importância da unidade familiar no campo

Produtores de Alta Floresta participam de conversa sobre o valor das mulheres e jovens na propriedade rural.

 

O primeiro módulo da Oficina dos Familiares do Projeto Rural Sustentável no estado do Mato Grosso, aconteceu no município de Alta Floresta, no dia 05 de outubro, em uma área destinada a eventos do Hotel Floresta Amazônica.

Estiveram presentes 81 produtores entre jovens e adultos, 4 ATEC’S (Assistentes técnicos do PRS) e 5 crianças. O segundo módulo está marcado para dia 16 de outubro, no sítio Sombra da Mata, também no município de Alta Floresta.

A oficina foi conduzida pelos facilitadores Nilo Sander e Thatiane M. da Costa com a metodologia denominada “café com prosa”, onde os produtores são organizados em em grupos aleatórios de 5 pessoas para discutir os diferentes pontos de vista e contribuir de forma coletiva às questões abordadas.

Por meio destas oficinas, o Projeto Rural Sustentável possibilita diálogos entre os produtores de diferentes regiões, idades e pontos de vista. O filho de produtor rural e estudante de agronomia, Roberto Patel Júnior, percebeu que as dificuldades são comuns a todas as famílias, independentes da região ou tamanho da propriedade.

Ao final do encontro, houve troca de sementes entre os produtores, simbolizando as atividades do dia de trabalho como uma troca de experiências, levando a semente para plantar e garantir a colheita de bons frutos no futuro.