Feira é oportunidade para saber mais sobre cultivo de morangos e energia fotovoltaica

Atividades para juventude e troca de biodiversidade foram outras atrações

 

Mais de 200 jovens e produtores rurais passaram pelo espaço do Projeto Rural Sustentável na IV Feira da Agricultura e Produção Familiar de Agudo, na região central do Rio Grande do Sul,nos dias 20 e 21 de setembro. A atividade ofereceu oficinas sobre cultivo de morangos, energia fotovoltaica, jardinagem, produção de orquídeas e cervejas artesanais.

Os jovens estiveram reunidos durante toda a sexta-feira, 21, no Seminário da Juventude, que discutiu as mudanças da adolescência, prevenção ao suicídio e as relações familiares e de amizade nesta fase da vida. A programação incluía a visita pelos espaços da feira aprendendo sobre o cultivo de morangos e sobre energia solar – uma fonte alternativa de geração.

À tarde os estudantes de escolas rurais e urbanas, acompanhados dos professores, realizaram uma constelação familiar, psicoterapia em que se simula relações familiares permitindo localizar problemas e dificuldades mal resolvidas.

A feira também teve na sua programação o espaço de troca de biodiversidade que reuniu produtores e participantes do evento para troca de mudas e sementes nativas e crioulas como diversos tipos de milho, açaí juçara, caraá, tomate, entre outras.

Os produtores de leite integrantes do Programa de Leite Municipal (ProLeite) –participaram do sorteio de três novilhas entre aqueles que mantiveram uma produção mínima no último ano. O ProLeite é uma política pública para o desenvolvimento da atividade leiteira local. “Com o ProLeite a atividade leiteira se consolidou e hoje é a terceira fonte de arrecadação do setor primário de Agudo”, afirma o chefe do Escritório Municipal da Emater de Agudo, veterinário Diego Katzer.

O CTG Sentinela do Jacuí recebeu também exposição de artesanato, brinquedos para as crianças, exposição de animais e mateada – local onde se fornecia água quente e erva para o tradicional chimarrão gaúcho e um brechó solidário em prol da cooperativa de Catadores de Agudo.

A região tem forte colonização italiana e alemã, e contou com a venda de produtos coloniais também em exposição na Feira. “A feira é um importante espaço para troca de informações entre os produtores da região e de mostrar o que a agricultura familiar de nosso município tem feito”, destaca Luiz Eugênio Jacobs, técnico da Emater credenciado pelo PRS, para dar assistência aos beneficiários do projeto.

No sábado, 22, pela manhã, ocorreu o II Seminário Regional de Saúde Popular Comunitária, trazendo os saberes populares na utilização de plantas bioativas como método de cura e prevenção de doenças.