Pastagem irrigada voltada a agricultura familiar

Solução pode manter a produção de leite durante o período da seca

 

No estado de Mato Grosso é comum ter longos períodos de seca, podendo durar de 5 a 6 meses sem chover. Com isso os produtores são obrigados a recorrer à compra de insumos gerando altos gastos na produção de leite, porque para produzir, o animal precisa estar bem alimentado.

Uma alternativa que se mostra viável é a instalação de irrigação em pastagem. Este foi o tema do Dia de Campo, realizado no dia 11 de Setembro, no Sítio Zaniboni III, localizado no munícipio de Marcelãndia, no Mato Grosso, de propriedade do Sr. Antônio Zaniboni e sua família.

Segundo o veterinário João Luiz Campana de Moraes, para uma melhor eficiência do sistema é realizada uma combinação de pastagem rotacionada e irrigação. O pasto é dividindo entre piquetes, que são pequenas parcelas que variam de acordo com o tamanho da propriedade, e a quantidade de animais.

Esta combinação de pastejo rotacionado e irrigado gera um elevado aumento de produtividade. Para se ter uma ideia, uma pastagem não irrigada comporta 1 unidade/animal por hectare, já no modelo de pastagem rotacionada e irrigada, o número pode chegar à 12 unidades/animais por hectare, além de aumentos significativos na produção do leite.

O proprietário Sr. Antônio Zaniboni explicou que teve um custo médio de R$6.000,00/ha (seis mil reais por hectare) gastos na montagem do sistema de irrigação e que sua conta de energia teve um aumento de R$180,00/mês (cento e oitenta reais por mês) em razão da motobomba que bombeia agua do rio. O sistema, no entanto, se mostrou viável resultando na compra de menos insumos e um aumentou na quantidade de leite produzido diariamente.

Os custos com o sistema de irrigação pode variar de acordo com a tecnologia utilizada. Existem no mercado uma grande variação de marcas e modelos utilizados, alguns automatizados e com alta durabilidade e outros mais simples porém que atendem a demanda da agricultura familiar. Na maioria das vezes, a empresa que fornece os equipamentos orienta na montagem e manutenção do sistema, tornando possível esta tecnologia para o pequeno produtor.