Planejamento e gestão como ferramentas de sucesso no meio rural

Futuros profissionais da extensão rural recebem reforço sobre prestação de serviço com qualidade

 

O município de Itapejara D’Oeste, no Paraná, foi palco nos dias 03 e 04 de setembro, de dois Dias de Campo que abordaram como conteúdos a importância do planejamento e da gestão adequada das áreas de produção agrícola, como ferramentas de conservação do solo e sucesso no meio rural.

Os eventos foram realizados pelo Projeto Rural Sustentável (PRS) como ação de capacitação sobre agricultura sustentável, utilizando as tecnologias de baixo carbono. O tema exposto no dia de campo foi o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

As capacitações foram realizadas em Unidades Demonstrativas (UDs) que servem como referência para a execução dos eventos técnicos por já terem implantadas uma ou mais tecnologias inseridas no Plano ABC.

No dia 03, o evento foi realizado na propriedade do Sr. Raul Dall’Agnoll e contou com a participação de 26 alunos do curso de Medicina Veterinária. O Dia de Campo realizado na terça (dia 04), reuniu 16 alunos do curso de agronomia e foi realizado na unidade da agricultora Lúcia Lanhi, localizada no Ipiranga, zona rural do município. Ambas as turmas provenientes da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (UNISEP), Sede Dois Vizinhos.

O técnico responsável pela realização dos Dias de Campo, Jean Mezzalira, falou aos universitários sobre a importância do olhar sistêmico sobre a propriedade. Jean destacou a necessidade do planejamento adequado em função de algumas características básicas, como: perfil geográfico da área, condições de conservação do solo, características climáticas, disponibilidade de conhecimento técnico do produtor e as ferramentas que ele dispõe para o trabalho.

“É fundamental orientar o agricultor para que ele tenha o melhor aproveitamento no processo de produção, lembrando sempre que as técnicas apoiadas pelo Rural Sustentável, que priorizam a conservação do meio ambiente, irão com toda certeza, garantir a sustentabilidade do sistema e o aumento da produção”, afirmou ele.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Itapejara D’Oeste, Fernando Mantuvani, presente em ambos os eventos, destacou a contribuição do Projeto ao município e a realização dos Dias de Campo como ferramenta de capacitação. “Vocês devem aproveitar os conteúdos tratados aqui, pois sabemos que muitos agricultores ainda cometem erros que já não são mais aceitáveis no meio rural”, finalizou ele.