Propriedade é fonte de conhecimento sobre plantas, tratamento de resíduos e manejo animal

Dia de Campo trouxe informações à produtores do norte gaúcho

Aprender sobre o uso das plantas como remédio, a melhor forma para a limpeza da caixa de água, como fazer uma composteira, além de cuidados com a higiene das vacas leiteiras. Estes foram alguns dos aprendizados adquiridos pelos 45 participantes do Dia de Campo, realizado em 20 de junho na propriedade de André Henirch, no município de Boa Vista das Missões, norte do Rio Grande do Sul.

André recuperou áreas degradadas que estavam em processo de erosão, melhorando a pastagem com a tecnologia Recuperação de Área Degradada com pastagem (RAD-P), com apoio do Projeto Rural Sustentável. “É possível perceber a diferença no solo, que agora está rico em nutrientes. O açude tem peixes depois que as nascentes foram protegidas”, destacou Leonidas Piovesan, agente de assistência técnica (ATEC) do projeto e técnico da Emater.

Durante a programação os produtores da região presentes ao evento, receberam dicas de cuidados com a higiene do rebanho leiteiro no espaço onde ele ordenha 44 vacas. Os animais tem à sua disposição 12 piquetes com pasto farto inclusive no inverno – um dos frutos da recuperação da área que estava degradada.

Ludomila Trentin Dalbianco, da Pastoral da Saúde, apresentou os cuidados na hora de colher as plantas a serem usadas como medicamento, dicas para seu armazenamento além das propriedades e nutrientes presentes nas mais usadas. “Elas são importantes para fazer o corpo reagir e assim não deixar que a doença aja” explicou Ludomila. Para ela, as plantas medicinais já foram muito comuns no auxílio as doenças, mas com o tempo o hábito de usar o que se tinha no próprio quintal para tratar problemas de saúde foi perdendo espaço.

Leonidas explicou como construir uma composteira com tambor, ação útil para descarte dos produtos orgânicos da propriedade, podendo produzir adubo para ser usado em hortas e afins.

O prefeito do município, Carlos Reginaldo Santos Bueno, presente ao evento, valorizou a bacia leiteira. “O retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICM) de um produtor de leite frente ao de grãos por exemplo, é bem maior.” Para ele, esses encontros são uma oportunidade de informação sobre como produzir com menos impacto.