Alunos de agronomia conhecem as práticas do Projeto Rural Sustentável

Evento se realizou em Unidade Demonstrativa no Recôncavo Baiano

No dia 01 de agosto, foi realizado Dia de Campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS), na propriedade do Sr. Alexandre de Jesus, em Presidente Tancredo Neves, na Bahia, com a presença de alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

A atividade foi mediada pela estudante de Agronomia e também técnica do PRS, Camila Silva, que abordou temas sobre a diversificação de culturas e assistência técnica para agricultores familiares da região.

A policultura, ou seja, o plantio de várias culturas perenes e semi perenes em uma mesma propriedade mostraram as possibilidades para o desenvolvimento sócio econômico de uma unidade familiar, resultando na oferta de produtos e entrada de recursos financeiros durante todo o ano na propriedade.

Após as palestras foi realizada uma visita a propriedade que além de ter implantada uma das tecnologias apoiadas pelo projeto, o Sistema Agroflorestal, possui uma diversificação de cultivo que se soma ao plantio de banana, mamão, urucum, graviola, guaraná, cacau, cupuaçu entre outros. A associação de variáveis culturas propicia a redução de desmatamento, risco de erosão, conservação de solo e facilidade de manejo.

A atividade contou com a participação de três estudantes intercambistas internacionais da Alemanha e Rússia e México, que puderam observar a riqueza da região da Mata Atlântica. “É uma satisfação poder conhecer a realidade desta região, com muita potencialidade e que pode promover o desenvolvimento rural sustentável. Este projeto poderia ser permanente na vida desses agricultores”, disse o estudante mexicano, Miguel Mancila Morales.

A atividade contou com a participação de 48 pessoas entre produtores rurais e estudantes da UFRB.