O sistema de produção que se transformou em um estilo de vida

Benefícios da produção de orgânicos e o manejo de frutíferas dentro dos Sistemas Agroflorestais

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou no dia 24 de julho, em Dois Vizinhos, no Paraná, Dia de Campo na propriedade do Sr. Waldir Reck, única Unidade Demonstrativa (UD) aprovada no estado com a tecnologia de Sistema Agroflorestal (SAF).

O Dia de Campo reuniu 30 participantes e pelo conteúdo diferenciado, atraiu público variado. Desde universitários, professores, consumidores de alimentos sem agrotóxicos e produtores rurais da região.

Seu Waldir, proprietário da área, trabalha desde o ano 2000 com produção de hortaliças e frutas orgânicas, vendendo direto ao consumidor. “Nunca dependi de veneno nenhum para produzir minhas verduras. Temos clientes que compram comigo toda semana, faz 18 anos”, destacou ele.

Muito consciente da importância do seu trabalho, ele acrescentou: “Se você come produto bom, você tem saúde. Se você come produto ruim, você vai na farmácia. E é isso que eu entrego, alimento bom, saúde e também um pouco de carinho e afeto”.

Foi a partir deste desse “estilo de vida” que seus filhos mais novos, Maycon (21) e Cleiton (26), ganharam gosto pelo processo de produção de baixo impacto ambiental. Com a possibilidade de acesso à informação, buscaram por conta própria conhecer as melhores alternativas de cultivo agroflorestais.

Hoje eles são responsáveis pelos 8 hectares da produção de banana orgânica, que desde o ano de 2014, tornou-se exemplo de Sistema Agroflorestal. Com o tempo, os irmãos adquiriram conhecimento por meio da observação e da vivência prática. Tal iniciativa nem sempre foi vista com bons olhos. “No início, quando demos início ao projeto, sofremos muito preconceito, até mesmo da nossa família”, desabafou Cleiton.

Maycon ressaltou que “a vontade de trabalhar com produtos orgânicos já vinha de berço. O que nos fez mudar de forma mais intensa para o SAF foi a preocupação com a conservação do solo. Com o passar do tempo, percebemos que só o sistema de produção de orgânicos não garantia totalmente a saúde da terra”.

O antigo bananal então tornou-se área de experimentação, dando espaço ao feijão guandu, erva mate, goiabeiras, araucárias, limoeiros, abacateiros, pés de mandioca, eucaliptos, entre outras espécies plantadas pelos irmãos e que agora aparecem por conta própria e passam a compor todo o sistema.

O Dia de Campo contou com a apresentação do SAF e também de algumas ações de manejo, em especial das espécies frutíferas presentes no sistema.

Para a ocasião, o Sr, Décio Cagnini, técnico do Centro e Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) com sede em Verê, outro município contemplado pelo Projeto, foi convidado para demonstrar as técnicas de poda da erva mate, da goiaba, da banana e também das parreiras. Outros temas relacionados foram citados, como a produção de mel de abelhas nativas, ampliando ainda mais as discussões sobre agricultura sustentável, biodiversidade e conservação da natureza.

Jhony Luchmann, coordenador do CAPA e convidado do evento, falou sobre a importância do Projeto, dando destaque a transferência de conhecimento através das Unidades Demonstrativas: “O Projeto Rural Sustentável é um diferencial na linha de sustentabilidade. Ele multiplica para os produtores a possibilidade de conhecer formas diferentes de se fazer agricultura, que impactam menos”.

Até o final de agosto, a propriedade receberá mais 2 eventos técnicos, ampliando as discussões sobre agricultura de baixo carbono na região sudoeste do Paraná, em especial, no município de Dois Vizinhos.