Alternativas ao uso de agrotóxicos é tema de Dia de Campo em Teófilo Otoni

Agricultores recebem orientação para melhorar o solo por meio técnicas naturais

Jane Couto Damacena e seu marido Renê são produtores no município de Teófilo Otoni, região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais e são responsáveis por uma Unidade Demonstrativa (UD) do Projeto Rural Sustentável.

A Fazenda Bela Vista tem 22,4 hectares e está inscrita no projeto pela recuperação de áreas degradadas com plantio de mogno. Foram plantadas 7.000 mudas dessa espécie em consórcio com pastagem, árvores frutíferas e hortaliças.

Para o casal de agricultores, a floresta que tem 2 anos trouxe vida para o local e já se verifica o retorno da biodiversidade e o restabelecimento de nascentes. Além disso, o trabalho das pessoas que fazem o manejo da propriedade está servindo de exemplo para a comunidade, como é o caso do produtor Anderson, presente no evento, que pretende utilizar o modelo da Fazenda Bela Vista em sua propriedade.

De acordo com a engenheira agrônoma Deliene Gutierrez, responsável técnica nesta propriedade, os encontros promovidos pelo Projeto Rural Sustentável são uma ótima oportunidade para difundir técnicas agroecológicas na região, apresentar novas tecnologias, promover a troca de saberes entre produtores.

Nos eventos realizados dias 20 e 21 de julho, os 60 participantes aprenderam sobre o cuidado no uso indiscriminado de agrotóxicos, a diferença entre sementes híbridas e crioulas, pragas que podem prejudicar a produção e insetos que podem combatê-los.

As palestras abordaram também duas técnicas para enriquecer o solo de forma natural que são o Bokashi e o EM (Micro-organismos Eficazes). Elas são importantes na introdução de matéria orgânica, micro-organismos e alguns nutrientes no solo, aumentando sua vitalidade.

Os participantes receberam cartilhas com as receitas das duas técnicas e foram incentivados a produzirem os compostos para utilizar em suas propriedades.