ILPF é apresentada para agricultores do nordeste de Minas Gerais

Tecnologia possibilitou aumento da produção e da renda

 

A propriedade de Edgar Lima Rocha é uma Unidade Demonstrativa (UD) do Projeto Rural Sustentável, com 166,1 hectares, onde ele recuperou parte desta área degradada com o plantio de floresta de eucalipto utilizando a tecnologia Recuperação de Área Degradada com Floresta.

Produtores, professoras e alunos do ensino fundamental e médio da rede municipal de ensino da cidade de Padre Paraíso, no nordeste de Minas Gerais, estiveram presentes no Dia de Campo, realizado em 09 de julho, na Fazenda Córrego Cumprido. O tema abordado na ocasião foi a tecnologia Integração Lavoura Pecuária e Floresta.

Para o agente técnico, Cristiano Costa de Moura da EMATER de Minas Gerais, o Projeto Rural Sustentável faz um elo importante entre as tecnologias, a questão ambiental e a assistência técnica para a produção agrícola.

Ele destacou que, regiões como o Vale do Mucuri e Jequitinhonha, onde as tecnologias e as informações demoram a chegar, os dias de campo são fundamentais para que vários produtores tenham acesso às informações e vejam a relevância do cuidado ao meio ambiente, principalmente com o manejo adequado dos solos para o aumento da produção e da renda.

Os recursos financeiros recebidos pelo produtor possibilitaram um melhor manejo das pastagens e o aumento de investimentos em outras áreas da propriedade, seguindo as orientações da assistência técnica.

O Projeto Rural Sustentável promove incentivo financeiro e assistência técnica por meio de uma parceria do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).