Dia de Campo mostra aproveitamento da pupunha

Fruto é amplamente produzido no Bioma Amazônico

O manejo da Pupunha (Bactrisgasipaes), espécie nativa da região, pertencente a família das Palmeiras (Arecaceaeas), foi o tema do Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável, realizado no dia 14 de julho, no Sítio Bragança, localizado na Vila Vale Verde no município de Cotriguaçu, Mato Grosso. Na propriedade do Sr. Silvio José Bragança de Souza, os 17 participantes aprenderam diferentes formas de aproveitamento do fruto da pupunha.

Com grande potencial nutricional a pupunha é um produto de pouco aproveitamento na região. Além de ser rico em óleo, amido e proteínas, o fruto da pupunha possui também uma boa dose de vitaminas, em especial a vitamina “A” da qual grande parte da população é carente. Em pratos que utilizam macaxeira, mandioca, farinha de milho ou de trigo, aconselha-se substituí-las pelo fruto da pupunha cozido, picado ou moído. Além de ser muito mais nutritivo, a utilização da pupunha é abundante na região amazônica.

Nas palestras, os participantes aprenderam como preparar o pirão de pupunha e a farinha, que são utilizados para fazer as receitas. Na ocasião foi mostrado o cuidado no preparo deste prato, pois não se deve fazer o consumo da pupunha crua devido a presença de cristais de oxalato de cálcio que picam a língua e inibem a digestão especialmente em crianças. O cozimento do fruto deve ser feito em água e sal de 50 a 80 minutos.

Cotriguaçu é um dos municípios contemplados pelo Projeto Rural Sustentável, está localizado ao norte do estado de Mato Grosso e com predominância da floresta amazônica. O manejo de espécies nativas em sistemas agroflorestais é muito importante para conservação do Bioma, do desenvolvimento econômico da região e com potencial de melhoria na qualidade de vida das populações.