Saneamento básico e gestão sustentável são assuntos de Dia de Campo

Evento mostrou como aplicar práticas mais naturais na propriedade

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a recuperação de áreas degradadas está ligada à ciência da restauração ecológica, que é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.

A Política Nacional de Meio Ambiente prevê “a preservação e restauração dos recursos ambientais com vistas à sua utilização racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manutenção do equilíbrio ecológico propício à vida”. Ainda segundo o MMA, estima-se que o Brasil possua um déficit de cerca de 43 milhões de hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de 42 milhões de hectares de Reserva Legal (RL).

Foi essa recuperação que foi feita na propriedade de José Roberto Lemos de Almeida, por meio do Projeto Rural Sustentável, que promove incentivo financeiro e assistência técnica aos produtores rurais.

A área, no interior de Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul, distante cerca de 300 quilômetros da capital gaúcha, é uma Unidade Demonstrativa (UD), espécie de sala de aula que mostra como uma das tecnologias apoiadas – Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta, Recuperação de Área Degradada com Pecuária ou Recuperação de Área Degradada com Floresta, Floresta Comercial ou Manejo de Floresta Nativa.

A propriedade do Sr. José sediou o Dia de Campo e contou com 45 participantes que conheceram mais sobre a gestão sustentável da propriedade, as formas de utilização dos recursos naturais, a racionalização da mão de obra, o uso de insumos, a qualificação do saneamento básico rural e a necessidade ou não de incorporar mudanças tecnológicas.

Outro tema abordado no dia de campo foi o saneamento básico. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – PNAD 2013) o país possui aproximadamente 31 milhões de habitantes morando na área rural e comunidades isoladas. Deste total, somente 22% tem acesso a serviços adequados de saneamento básico e existem quase 5 milhões de brasileiros que não possuem banheiro. Cerca de 24 milhões de brasileiros ainda sofrem com o problema crônico e grave da falta de saneamento básico. Na atividade, a monitora de campo Jacqueline Jackes, também apresentou dados do Projeto Rural Sustentável.

O projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).