Sistema Florestal com integração de cacau e seringueira é tema de Dia de Campo na Bahia

Agricultores recebem aula prática de manejo adequado para plantio

Com o objetivo de multiplicar informações e compartilhar conhecimentos sobre Agricultura de Baixo Carbono, o Projeto Rural Sustentável, realizou em 19 de junho, Dia de Campo na Fazenda São Salvador, do produtor rural  Sr. Manoel dos Santos de Jesus (Mano). A atividade contou com a participação de produtores rurais das comunidades circunvizinhas e com a presença de estagiários do curso de agrofloresta da Casa Familiar Agroflorestal de Nilo Peçanha (CFAF).
O técnico da Comissão do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Romualdo Coutinho iniciou a palestra sobre a Tecnologia de Integração de Lavoura e Floresta na modalidade de Sistema Agroflorestal (SAF).
O tema abordado foi uma solicitação dos produtores em vista das dificuldades encontradas em diminuir custos e aumentar a produção. A equipe técnica da CEPLAC, atuante no Projeto Rural Sustentável, proporcionou aulas práticas sobre a enxertia do cacaueiro onde foram explicadas o manejo adequado para realização da técnica, além de dicas para escolha adequadas de clones que tenham uma boa adaptação na região.
Também foram apresentados os primeiros passos para a realização do corte para a sangria da seringueira e recomendações de adubação direcionada para Sistema Agroflorestal de cacau e seringueira.
“Me sinto muito feliz em servir de exemplo para a minha comunidade. Eu não compreendia que novas tecnologias poderiam mudar a minha vida. Graças a insistência do meu filho, que é aluno da CFAF, e começou me mostrando que eu poderia produzir utilizando essas práticas. O Rural Sustentável me fez crescer ainda mais com tecnologia e conhecimento” relata Mano.