Homeopatia para o gado melhora qualidade do leite

Prática reduz a quantidade de resíduos no produto final

Arlito Strall produz em sua propriedade 150 litros de leite por dia. Quem vê a pequena área pedregosa de 5.5 hectares no interior de Agudo, município na região central do Rio Grande do Sul, não imagina o capricho e a produtividade da propriedade.
As 14 vacas da raça Jersey, holandesa e mista tem a seu dispor capim do tipo tifton além de pasto nativo, aveia e azeven e são tratadas com homeopatia, o que reduz o resíduo no leite, conferindo melhor qualidade.
A homeopatia é uma prática médica que atua no organismo através da estimulação imunológica no combate a vírus, bactérias, fungos e outros tipos de doenças.  No caso do gado leiteiro, é usada misturada com o sal mineral da alimentação e combate carrapato, outras verminosas e mastite, a inflamação das mamas das vacas, muito comum nesse tipo de animal.
Diego Katzer, veterinário da Emater, destaca que junto aos medicamentos homeopáticos é preciso aliar um manejo adequado como por exemplo, evitar que o gado durma em lugares úmidos. Dessa forma, é possível usar somente a homeopatia, sem a necessidade de utilizar  outros medicamentos.
O pai, conta ele, o incentivou desde pequeno dando uma pequena parte da propriedade para que ele cuidasse. A família trabalhava com fumo e os lucros, sob sua responsabilidade, eram dele.  Foi assim que Arlito foi pegando gosto pelo contato com a terra e amor pela propriedade.
Dos quatro irmãos, apenas ele seguiu trabalhando no campo. “Meus irmãos já me convidaram para trabalhar na cidade, mas apesar das dificuldades, eu gosto do que eu faço”, avalia o produtor que conta com a assistência técnica do agrônomo Luiz Eugênio Jacobs, da Emater e apoio do projeto Rural Sustentável (PRS).
Arlito e a esposa, Ida Pfeifer Strall, tratam as vacas e os terneiros diariamente, enfrentando subidas e descidas do terreno íngreme que fica a 5 quilômetros do município de 16 mil habitantes.  O casal tem planos de investir o recurso recebido por meio do Projeto Rural Sustantável, no açude, melhorando o sistema de irrigação dos piquetes.