Integração Lavoura-Pecuária-Floresta como fator de alta produtividade

Tecnologia é apresentada para estudantes de Zootecnia no interior do Paraná

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou na última quarta-feira (20), Dia de Campo no município de Verê, região Sudoeste do Paraná. A capacitação ocorreu na Unidade Demonstrativa (UD) aprovada pelo Projeto que tem como referência a tecnologia de Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF).
O produtor contemplado Vagner Erhardt, recebeu os 40 alunos da Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR, na área em que implantou há 8 anos, as 12 linhas de Eucalipto. Vagner conta que o objetivo era dar maior conforto térmico aos animais e que acreditou na proposta, mesmo que na época seus vizinhos tenham desconfiado do plantio das mudas em meio ao pasto.
Hoje o produtor é destaque entre os fornecedores de leite à empresa de laticínio da região e afirma que além de ter obtido maior produtividade com a mesma quantidade de animais, possui uma genética mais aprimorada, pois o conforto animal também ajuda neste quesito. “É uma honra receber o pessoal nos Dias de Campo, porque a gente pode mostrar na prática quanto que o sistema silvipastoril contribui para o resultado final da produção”, destaca o agricultor.
A professora Lilian Regina Rothe Mayer, Mestre em Zootecnia pela UTFPR de Dois Vizinhos e responsável pela turma de alunos do 1º semestre do curso, falou sobre o equilíbrio ambiental gerado pela implantação do sistema silvipastoril e orientou seus alunos sobre questões técnicas relacionadas ao plantio dos Eucaliptos. “Essa distância entre as linhas permite a incidência gradual do sol para desenvolver o pasto, ao mesmo tempo que dá sombra aos animais. Além disso, permite o plantio do milho, da soja e de outras culturas forrageiras, caso o produtor queira”, explica ela.
SOBRE O RURAL SUSTENTÁVEL – O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com foco em ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia.
O propósito é melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, promover a conservação da biodiversidade e contribuir para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).