Rural Sustentável capacita universitários para ampliar o diálogo sobre tecnologias de baixo carbono

Alunos do curso de agronomia participam de Dia de Campo realizado em Itapejara D’Oeste

Aconteceu dia 23 de maio, no município de Itapejara D’Oeste, no Paraná, Dia de Campo (DC) com foco na participação de alunos do Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Pato Branco, município da região sudoeste do estado.
O encontro foi realizado na Comunidade Treze de Maio, na propriedade do Sr. Raul Dall’Agnol, aprovada como Unidade Demonstrativa (UD), que no âmbito do projeto serve como referência por já ter implantadas uma ou mais tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo Projeto Rural Sustentável (PRS).
O evento contou com a organização de instituições locais como a SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios, a ATER Itapejara, empresa de assistência técnica e extensão rural, além de outros parceiros locais como a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapejara – SINTRAF.
Com a abordagem de temas específicos como integração lavoura-pecuária-floresta a partir do consórcio de cultivo de laranja e pastejo de gado leiteiro na mesma área, além de implantação e gestão de sistemas de irrigação, os participantes puderam conhecer e aprofundar temas relacionados a conservação do solo e à agricultura sustentável.
O Sr. Antônio Edson Azeredo, Secretário Municipal de Agricultura, e o Sr. Diego Ghedini Gheller, auditor fiscal do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), estiveram presentes na abertura do evento e falaram sobre os benefícios e o privilégio da execução do projeto na região sudoeste do Paraná, em especial, para o município de Itapejara.
André Soares, professor do curso de graduação e responsável pelo grupo de alunos, falou sobre a relevância do Dia de Campo, pois promoveu um ambiente de debate importante entre alunos, técnicos da iniciativa pública e privada, e produtores rurais. “Os temas tratados aqui hoje, como a conservação ambiental, manejo de solo e planejamento forrageiro são assuntos fundamentais para o trabalho do agricultor e desses alunos, futuros profissionais da área”, afirmou o professor.
A Cooperativa de Comercialização Integrada da Agricultura Familiar – COOPAFI, aproveitou a ocasião para mostrar seus produtos oferecendo um café colonial aos participantes.
Fernando Lazzaretti, engenheiro agrônomo e monitor de campo do projeto, falou sobre a importância de se valorizar o cooperativismo e principalmente os produtores da região. “O café colonial com produtos da agricultura familiar mostra aos estudantes um outro lado da sustentabilidade, valorizando a produção e o consumo de bens locais, gerando distribuição de renda e principalmente, fortalecendo a autoestima dos pequenos produtores do município e da região”, complementou ele.
O Projeto Rural Sustentável deve manter a agenda de eventos técnicos até agosto de 2018, promovendo ainda mais oportunidades para a troca e a construção de conhecimento sobre a agricultura sustentável e as tecnologias de baixo carbono.