Utilização de plantas medicinais no Sistema Agroflorestal

Conhecimento passado através de gerações contribui para a cura de diversas doenças

No dia 21 de maio, aconteceu no Município de Santa Luzia do Oeste, o Dia de Campo (DC), do Projeto Rural Sustentável. A propriedade escolhida foi a do Sr. Sebastião Souza Paula, localizada a aproximadamente 13km da cidade e beneficiada pelo projeto com 1 hectare de Sistema Agroflorestal implantado.
O tema do Dia de Campo foi proposto pelos próprios agricultores que sentiram a necessidade de compartilharem o conhecimento com os demais. O Sr. Sebastião disse que a floresta fornece uma infinidade de plantas medicinais e uma grande quantidade delas ainda é desconhecida de muita gente. As propriedades medicinais de cada uma, às vezes, ficam restritas ao conhecimento popular. Para dinamizar o encontro, foi pedido às esposas dos agricultores que cada uma levasse uma ou mais plantas que cultivassem para falarem sobre a utilização e propriedades medicinais.
A Sra. Nirta Ferreira de Souza, é enfermeira aposentada e colheu e identificou várias espécies que cultiva. A esposa do Sr. Ilson Herculano, também um beneficiário do PRS, explicou que cada planta tem uma particularidade, seja em qual parte utilizar ou no modo de preparo. “A utilização de plantas medicinais exige conhecimento e perseverança por parte de quem vai utilizar. Muitas vezes o tratamento é longo e bem diferente dos remédios comprados em farmácias.”
Foram apresentados mais de 40 tipos de ervas, raízes, cipós e cascas de árvores que possuem alguma propriedade medicinal e dessas foi feito um registro por escrito do nome, parte da planta a ser utilizada, quais sintomas e doenças ela combate e o modo de preparo de cada uma.
De acordo com Nirta, o cuidado na preparação é essencial para que a planta não perca o efeito medicinal. “Hoje em dia já existem várias publicações no mercado disponíveis ao publico sobre plantas medicinais, portanto é importante sempre estudar e conhecer para saber quais os sintomas, determinada planta cura e a probabilidade de haver algum efeito colateral, que em alguns casos pode ser muito perigoso”, afirmou.
O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IABS), com foco em ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia.
O propósito é melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, promover a conservação da biodiversidade e contribuir para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).