Agricultores baianos conhecem técnicas de manejo para cacau e seringueira

Evento melhorou os conhecimentos sobre culturas já trabalhadas na região

Agricultores familiares do município de Camamu, no Baixo Sul da Bahia, participaram no dia 24 de maio, de um Dia de Campo sobre Sistema Agroflorestal (SAF). O encontro aconteceu em uma Unidade Demonstrativa do Projeto Rural Sustentável (PRS), na fazenda Boa Esperança, localizada na zona rural do município.
O engenheiro agrônomo Valmar Fernandes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), explicou para um público de 30 pessoas a história do Sistema Agroflorestal na Bahia que teve início em 2010. Também participaram do evento o auditor fiscal do Ministério da Agricultura (MAPA), Luiz Rogerio Barreto e Francimary Maciel também do MAPA. Os dois palestrantes falaram da importância de se ter capacitações dessa natureza na região que tem expressiva produção de cacau.
Divididos em três grupos os agricultores foram conhecer a área de produção de cacau e seringueira do agricultor Ezequeias Narcizo Costa. Para ele, o encontro é uma oportunidade para apreenderem mais sobre esta atividade. “Estamos vivenciando a troca de conhecimento sobre culturas já bem conhecidas por nós agricultores dessa região. O cacau e a seringueira estão presentes em 90% das propriedades familiares do Baixo Sul, mas nem todos sabem fazer o manejo correto para o trato das culturas, por isso é importante ter Dia de Campo”, explicou Ezequias.
Técnicas de enxertia de cacau, abertura de painel de seringueira e coleta de solo para análise foram algumas técnicas demonstradas para os agricultores que buscavam aprender métodos de fácil assimilação. Para o monitor de campo André Luiz, esses são temas atuais que todos gostariam de conhecer. “Há uma carência muito grande em nossa região para o manejo com as culturas, por isso buscamos trazer essas atividades” comentou André.
O agricultor Jozimar Andrade aprendeu sobre a técnica para coleta de amostra de solo. “Já tenho a minha roça e pretendo expandir minha produção, mas para isso eu preciso ter segurança de que tudo está certo. Esperei por esse dia e agora sei que não vou errar. Aprendi que primeiro tenho que coletar uma amostra de solo, levar para fazer análise e depois do resultado iniciar um novo plantio”, explicou Jozimar.
A produtora Ruti Santos buscava mais ensinamentos sobre abertura de painel (sangria) da árvore seringueira que ela já cultiva há mais de 8 anos. “De todos os assuntos que estão sendo apresentados aqui, este é o melhor. Eu não sabia como coletar o látex, porque a árvore exige um cuidado especial. É preciso saber fazer, ou pode comprometer a vida produtiva da seringueira.  Quando eu fiquei sabendo que haveria um Dia de Campo sobre esse tema, me interessei em participar e já está sendo muito bacana”, disse a agricultora.
O Dia de Campo sobre Sistema Agroflorestal contou com a participação da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (COOPAFBASUL).