Alunos de instituição rural discutem Associativismo e Cooperativismo

Encontro debateu a importância da gestão da propriedade rural e organização social

Alunos e professores do Centro Técnico de Educação Rural Abaitará (CENTEC) participaram de Dia de Campo, do Projeto Rural Sustentável, no dia 19 de maio. O encontro aconteceu em Santa Luzia do Oeste, em Rondônia, abordando o tema Associativismo e Cooperativismo.
A propriedade escolhida para o evento foi a do Sr. Antonio dos Santos Bezerra, que fica a 15km da cidade de Santa Luzia do Oeste e possui uma área total de 96 hectares com 4 hectares escolhidos para abrigar o Sistema Agroflorestal, onde estão plantados o cupuaçu, cacau, bandarra, açaí, banana entre outras.
O Centro Técnico de Educação Rural Abaitará (CENTEC), localizado na RO 010, KM 33 em Pimenta Bueno, é uma instituição de educação rural ligada ao Instituto de Educação Profissional do Estado de Rondônia (IDEP). O Centro forma técnicos nas áreas de Agronegócios, Agroecologia e Agropecuária e atende alunos de 38 municípios, integrando filhos de agricultores, quilombolas e indígenas. Os técnicos saem formados e certificados pelo CREA para atuarem nas respectivas áreas.
Segundo o professor Paulo Dimer Justo, que ministra Administração de Empresa Rural, o tema do Dia de Campo veio em bom momento. “Os alunos têm que entender que a gestão da propriedade rural é como a gestão de uma empresa.”
O proprietário rural Sr. Ilson Herculano Souza, que também é um beneficiário do PRS e esteve presente no evento, falou aos alunos sobre as suas conquistas na propriedade rural. Com área total de 175 hectares e 4 hectares de Sistema Agroflorestal contemplado pelo projeto, o Sr Ilson agora investe na piscicultura e vê um mercado em ascensão. “Quando fiz o primeiro plantio da teca (árvore para extração de madeira) várias pessoas me disseram que eu nunca veria aquilo dar algum lucro. Recentemente fiz o primeiro corte e obtive aproximadamente R$ 100.000,00 de lucro”, ressaltou. Para ele, uma das principais qualidades do gestor rural é a paciência e a persistência.
Os 70 participantes, ouviram o ATEC Fagner Richter, reforçar a importância das Associações e Cooperativas para maximizar os lucros e melhorar o escoamento da produção. Os agricultores presentes se interessaram em participar da associação já existente na localidade para reforçar os temas e tentar se reorganizarem, uma vez que muitos estavam ausentes das pautas da associação.
O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IABS), com foco em ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos Biomas Mata Atlântica e Amazônia.
O propósito é melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, promover a conservação da biodiversidade e contribuir para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).