Adubação orgânica é tema de dia de campo em Marabá

Adubos orgânicos melhoram a qualidade do solo

A adubação orgânica foi tema de Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), promovido em Marabá, no sudeste do Pará. No evento, realizado no dia 12 de maio, foi mostrado como essa prática pode diminuir os impactos negativos no solo bem como, produzir adubo orgânico a partir da compostagem. A capacitação reuniu 13 produtores rurais.
A programação começou com uma palestra sobre os benefícios da adubação orgânica, que melhora as características físicas e biológicas do solo. Adubos orgânicos podem atuar como fertilizantes e ajudar no crescimento das plantas já que melhoram a composição do solo e assim, reduzem os efeitos tóxicos de outras substâncias.
Em seguida, houve a parte prática com apresentação de como fazer a compostagem a partir de materiais orgânicos, como restos de folhas, galhos e cascas. A compostagem contribui para redução de resíduos orgânicos, porque permite a utilização de restos de comida.
SOBRE O RURAL SUSTENTÁVEL – O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  com foco em ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia.
O propósito é melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, promover a conservação da biodiversidade e contribuir para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).