Agricultores da Bahia contemplados por Unidade Multiplicadora recebem orientações técnicas

Orientações incluíram atividades de adequação ambiental

Com o objetivo de prestar uma assistência técnica para os agricultores familiares contemplados pelo Projeto Rural Sustentável, técnicos da cooperativa Agroambiental, realizaram no dia 08 de maio, no município de Presidente Tancredo Neves, uma visita técnica a uma Unidade Multiplicadora (UM). A propriedade escolhida foi a do Sr. Josenilton Roma, localizada no município Presidente Tancredo Neves, na Bahia.
A propriedade possuía uma área vazia com solo fraco, degradado e sem produtividade. Josenilton foi orientado a implantar uma área de produção com tecnologias e atividades de adequação ambiental a agora ele já usufrui dos benefícios de adotar um modelo de agricultura sustentável.
“Escolhi implantar um Sistema Agroflorestal (SAF), com feijão, banana da terra e cacau. Culturas que eu já conheço e já sei a forma de cultivo. Tive muita sorte em ser contemplado por esse projeto que além do recurso financeiro, me ajudou também na compra de insumos. Além disso, recebo assistência técnica que me motiva a usar compostos orgânicos e diminuir o uso de agrotóxicos”, explicou Josenilton.
Mateus Estevam, técnico responsável em prestar assessoria técnica da propriedade, afirmou que depois de aprovada a proposta, o agricultor já realizou o Cadastramento Ambiental e fez análises de solo para garantir que as recomendações de adubação fossem feitas da forma correta. “É importante garantir que o produtor realize as adubações com as necessidades das plantas e deficiências na terra, afirma Mateus.
O diretor da cooperativa Agroambiental, Júlio Santana, explica que o trabalho de Assistência Técnica (ATER), segue os princípios e diretrizes voltados para o desenvolvimento sustentável. “Por meio do PRS, pequenas ações estão acontecendo na região e que juntas estão contribuindo para o fortalecimento e crescimento da agricultura sustentável. O melhor é que os protagonistas desse cenário estão sendo os agricultores locais de Presidente Tancredo Neves, que é reconhecido por sua diversificação agrícola”, comentou Júlio